Por Meon Em RMVale

Grupo lança movimento contra a nova Lei de Zoneamento de São José

Moradores de vários bairros planejam atos na Câmara e em praças

audiencia_publica_zoneamento_foto_pedro_ivo_22

A última audiência pública sobre a Lei de Zoneamento aconteceu no dia 17 de julho

PedroIvoPrates/Meon

 

Moradores contrários ao projeto da Lei de Zoneamento elaborado pela Prefeitura de São José criaram um movimento para tentar pressionar o governo Felicio Ramuth a alterar pontos que consideram prejudiciais ao município. O grupo se declara apartidário e conta com apoio de pessoas que militam na defesa do Bosque Betânia, do Banhado e contra a verticalização de alguns bairros , entre outras questões.

Batizado de Desperta São José- Frente de Defesa do Direito à Cidade, o movimento utiliza as redes sociais para tentar mobilizar a população de diferentes bairros. O grupo convoca a comunidade para pelo menos três manifestações: a primeira na Câmara de São José, durante a sessão desta quinta-feira (1), a partir das 17h;  outra que deverá acontecer na praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius, às 9h de domingo (4); e uma terceira na praça Afonso Pena, no centro da cidade, no dia 10 de agosto, a partir das 10h.

“É uma luta de todos! Se esse zoneamento for aprovado vai prejudicar a cidade é a vida de muitas pessoas. A área das vaquinhas no Aquarius vai ficar cheia de prédios. No meu caso, o Banhado foi Zeis [Zona Especial de Interesse Social] por mais de vinte anos, desde 1997, e agora do nada sumiu do mapa [na nova lei de zoneamento]! Então estamos unidos pra lutar por nossos direitos”,  disse Elaine Lopez da Silva, de 35 anos, moradora do Banhado, que integra o movimento.

A última audiência pública sobre a Lei de Zoneamento de São José, realizada pela prefeitura no dia 17 de julho, contou com a participação de ao menos 400 pessoas e foi marcada por ânimos exaltados e muita reivindicação. No encontro, os assuntos mais discutidos pelos moradores envolveram a regularização do Banhado, a conservação do Bosque da Tívoli, e a proposta de liberação de comércio no Jardim Esplanada e da verticalização  no Aquarius.

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou o projeto da Lei de Zoneamento em 12 audiências públicas, realizadas em todas as regiões da cidade. De acordo com a administração, mais de 900 pessoas participaram dos debates. A previsão é que a proposta seja votada na Câmara em setembro.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.