Por Meon Em RMVale

Movimento Somos Parque Betânia chama população para novo ato

Manifestação será no domingo; abaixo-assinado conta com 7.500 adesões

Bosque da Tívoli na Vila Betânia SJC Foto Colaboração

Vista aérea do Bosque da Tívoli, que pode perder 430 árvores para virar estacionamento

Arquivo

O Movimento Somos Parque Betânia realiza no próximo domingo (15) um novo ato em defesa do Bosque da Tívoli e pela criação de um parque público no local. A área verde localizada na região central de São José dos Campos que corre o risco de perder 430 árvores e virar estacionamento.

A manifestação está agendada para começar às 9h, na altura do número 330 da avenida Tívoli, na Vila Betânia. Os integrantes do movimento tenta sensibilizar e atrair a comunidade por meio das redes sociais. A página do Somos Parque Betânia no Facebook conta com 1.500 seguidores.

“Essa é a terceira manifestação que vamos promover neste local,  mas dessa vez o microfone será aberto para a população falar”, disse Andrea Luswarghi, uma das coordenadoras do Movimento Somos Parque Betânia.

Leia MaisPrograma da Prefeitura de São José dará 2 mil bolsas para desempregados(Vídeo) Dupla armada rouba farmácia na zona leste de São José dos Campos

Segundo ela, o objetivo deste ato é atualizar a população sobre o andamento do processo contra a derrubada das árvores, as conquistas registradas pelo movimento e ainda mostrar ao Poder Público que a sociedade está engajada na defesa da área verde.

O Movimento Somos Parque Betânia surgiu após a comunidade se revoltar com a possibilidade do desmatamento do Bosque da Tívoli pela construtora Marcondes Cesar. O objetivo do grupo é, além de evitar os cortes, transformar a área em um parque municipal.

 "O Parque Vicentina Aranha [área desapropriada pelo município em 2006] melhorou muito a qualidade de vida da população do entorno. Eu moro no Esplanada e vejo isso. Queremos que o Bosque da Tívoli seja transformado no Parque Betânia e que os moradores do seu entorno, e de outras regiões da cidade, possam usufruir de um espaço verde com atividades culturais, assim como nós aqui temos", disse Andrea.

Movimento Somos Parque Betânia defendeu a proposta na abertura da reunião realizada pelo Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente), na última quarta-feira (4). Andrea representou os moradores da Vila Betânia e de bairros adjacentes no encontro, que contou com membros da Cetesb e da prefeitura, e também do consultor ambiental da Marcondes Cesar, engenheiro Willian Portela, que fez o laudo da vegetação do bosque.

Como resultado da reunião, o Comam criou uma Câmara Técnica, com dois representantes da comunidade da Vila Betânia, para reavaliar todos os relatórios do processo de licenciamento ambiental e a legislação pertinente. Também será solicitado um laudo sobre a fauna existente no Bosque. 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.