Por Felipe Kyoshy e Marcus Alvarenga Em RMVale

Registros oficiais expõem ligação entre Felicio e empresário

Prefeito foi sócio de empresário denunciado pelo Ministério Público

Acusados pelo Ministério Público de fraudar licitações em Praia Grande (SP), o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), e o empresário Angelo de Oliveira já foram sócios.

Segundo registros da Junta Comercial do Estado, os dois fundaram juntos, em junho de 2011, a Direct Serviços Digitais e Sistemas, empresa que também foi denunciada pelo MP por participação no suposto esquema.

Leia MaisDenunciado pelo MP, Felicio se diz vítima de 'acusações vazias'Sócio de empresa denunciada pelo MP foi doador da campanha de FelícioManobra da base governista garante seis meses de 'imunidade' a Felicio

A firma foi aberta com outro nome: Direct Saúde Serviços Digitais Ltda. Seu foco, na época, era o ramo de “portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet”, além de “serviços combinados de escritório e apoio administrativo”, conforme aponta o cadastro na Junta Comercial.

Havia ainda um terceiro sócio na empresa: Edson Ramuth, irmão de Felicio.

Na época, o tucano era assessor especial de Comunicação no governo do ex-prefeito Eduardo Cury (PSDB).

Angelo prestava serviços à Urbam (Urbanizadora Municipal) por meio de uma outra empresa, a CSJ, também acusada pelo Ministério Público de participação nas supostas fraudes de Praia Grande.

Felicio foi diretor-presidente da Urbam entre 2005 e 2008, quando a CSJ foi contratada, e retornou ao cargo em 2012, no final da gestão de Cury.

Vaivém

Felicio deixou o quadro societário da Direct ainda em 2011, mas a empresa permaneceu sob o controle de sua família, com Edson e Illana Ramuth (sobrinha).

Angelo de Oliveira saiu da sociedade somente em setembro de 2012, três meses antes de ter o seu contrato com a Urbam prorrogado pelo tucano –na ocasião, já de volta à presidência da empresa municipal.

Na mesma data da saída de Angelo do quadro societário da Direct, Felicio foi reincorporado à direção da empresa.

O tucano permaneceu entre os sócios da empresa até o dia 15 de dezembro do ano passado, pouco antes de tomar posse como prefeito de São José. Na data, ele transferiu a Direct para o nome da mulher, a primeira-dama Vanessa Bittencourt Porto Piovesan Ramuth. O pai de Felicio, Elcio Irme Ramuth, ficou com participação simbólica de R$ 50 na empresa.

Antes, em fevereiro de 2016, a empresa teve o nome alterado para Direct Serviços Digitais e Sistemas Ltda, denominação que mantém até hoje.

felicio_7

Felicio atuou na área comercial da CSJ; ele nega envolvimento com fraudes

Divulgação/PMSJC

Denúncia

Segundo o Ministério Público, Felicio e Angelo usaram suas empresas para fraudar ao menos três licitações da Prefeitura de Praia Grande, cidade administrada pelo PSDB. As supostas irregularidades teriam contado com a participação de pelo menos 11 servidores municipais.

As licitações envolviam serviços de gestão eletrônica de resíduos e tiveram a participação de apenas duas empresas: a Direct, de Felicio, e a CSJ, de Angelo.

Além da relação de sócios na Direct, Felicio e Angelo atuaram juntos na CSJ. O tucano prestou serviços na área comercial da empresa.

Para a Promotoria, os acusados “violaram princípios da administração pública e causaram prejuízo ao erário”.

O MP pediu o bloqueio dos bens dos acusados, mas a medida foi negada pela Justiça.

Felicio foi procurado nos últimos dois dias pelo Meon para falar sobre o assunto, mas não concedeu entrevista. Em nota, o prefeito se limitou a informar que "todos os esclarecimentos serão prestados dentro do processo judicial".

A reportagem não conseguiu contato com o empresário Angelo de Oliveira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy e Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.