Por Conteúdo Estadão Em RMVale

RMVale entra para área de risco de febre amarela da OMS

Turistas que visitarem a região devem estar vacinados, diz Organização Mundial da Saúde

vacina_3

Toda a região está na incluso na área de risco

Arquivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar nesta terça-feira, 16, toda a RMVale como área de risco de febre amarela e recomendou que todos os estrangeiros que façam viagens à região estejam vacinados.

Leia MaisMotociclista sofre traumatismo craniano após acidente em UbatubaCaminhão e quatro carros se envolvem em acidente na DutraBandidos roubam cofre de agência bancaria de Taubaté

"Considerando o nível elevado da atividade do vírus da febre amarela observado em todo o Estado de São Paulo, a OMS determinou que, além de áreas listadas em avaliações anteriores, o Estado de São Paulo inteiro deve ser também considerado como risco de transmissão de febre amarela", apontou a entidade, em um comunicado publicado nesta terça-feira. "Consequentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para viajantes internacionais visitando quando área no estado de São Paulo", diz a nota.

O número de mortes por febre amarela confirmadas no Estado de São Paulo desde janeiro de 2017 subiu para 21, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde. Somados, os 11 óbitos confirmados em 12 dias de 2018 são mais que o dobro dos 10 casos relatados em todo o ano passado. Também houve aumento nos casos autóctones (transmissão interna) da doença, que passaram de 29 para 40.

RMVale é considerada área de risco pela OMS

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que todo o Estado estará vacinado até o fim do ano. "Todos os 45 milhões de paulistas"​, reforçou. "Mas neste momento, temos que priorizar as áreas de risco. São 54 cidades, 15 distritos da capital e quem for viajar". Alckmin afirmou também que a vacina, ainda que fracionada, tem o mesmo nível de eficácia.

O aumento de casos em São Paulo levou a uma corrida nos postos pela vacina. A população tem chegado de madrugada e enfrentado até seis horas de fila para conseguir se vacinar.

No Brasil, o governo anunciou que começará com a campanha de vacinação em São Paulo, Minas Gerais e Bahia com doses fracionadas. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.