Taubaté deve ser a próxima cidade da RMVale a receber o serviço de patinetes e bicicletas compartilhadas. O decreto para chamamento público das empresas está sendo elaborado e pode ficar pronto ainda este ano.
São José dos Campos foi a primeira cidade na região a contar com o sistema, que opera com duas empresas.


De acordo com o Luiz Guilherme Perez, secretário de Mobilidade Urbana de Taubaté, o plano faz parte de uma ampliação da malha cicloviária na cidade. Atualmente, a cidade possui 30 km de ciclovias e a intenção é, até o final do mandato, chegar a 90 km.
Perez afirmou também que a minuta para o decreto está passando por alguns ajustes e que deve ficar pronta em breve. As regras de utilização do serviço em outras cidades deve servir de modelo para Taubaté.

"Nós estamos acompanhando essa questão de patinetes e bicicletas em outras cidades, as regras... tiveram alguns apontamentos jurídicos para serem arrumados, então vamos fazer essas mudanças e lançar em breve", afirmou o secretário.
"É um assunto que eu estou tratando com uma certa urgência para que no final de julho a gente faça o processo de chamamento público", completou Perez.

BikeSanja

Em São José dos Campos, o serviço de bicicletas compartilhadas foi lançado em outubro do ano passado. No total, a cidade conta com 1.100 bicicletas e 835 patinetes compartilhados com duas empresas operando.