Por Meon Em RMVale

Funcionários da GM em layoff voltam ao trabalho na próxima segunda

Ao todo, 980 funcionários entraram em suspensão temporária em junho

20152210_gm_sjc_1

Acordo põe fim ao layoff que havia começado dia 5 de junho 

Arquivo/ Meon

Trabalhadores da General Motors, de São José dos Campos, que estavam em layoff desde o dia 5 de junho retornarão ao trabalho a partir da próxima segunda-feira (6). 

A montadora confirmou, nesta terça-feira (31), que não irá prorrogar o período de suspensão dos contratos, que estava previsto para terminar na próxima sexta-feira.

Leia MaisSindicato marca reunião com Felício por investimentos na GMProtesto do sindicato atrasa entrada de 3 mil funcionários da GMDepois de um mês, trabalhadores da Chery aprovam fim da greve

Do início do layoff até esta terça (21), cerca de 130 trabalhadores já haviam retornado antecipadamente à GM. Ao todo, 980 funcionários entraram em suspensão temporária em junho.A volta ao trabalho será gradual e os primeiros comunicados de retorno serão entregues aos funcionários a partir de quarta-feira.

Ainda segundo a montadora, a estimativa é de que entre 200 a 250 trabalhadores retornem ao trabalho já na segunda-feira.

Os trabalhadores que não retornarem de imediato ainda permanecerão em licença remunerada, que inclui o recebimento de salários e benefícios regulamentados.

O acordo do layoff assinado em junho pela GM e Sindicato prevê estabilidade no emprego para todos trabalhadores da planta. Isso significa que a GM não poderá demitir ninguém até fevereiro de 2018. 

Durante o layoff, os trabalhadores continuaram recebendo o salário integral, com a diferença de que nessa circunstância, parte era pago pela GM e outra por arte por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT. 

“O Sindicato sempre atuou com o objetivo de garantir o emprego dos trabalhadores. A confirmação do retorno à fábrica é uma vitória importante. Com a produção em alta, não há qualquer razão para demissões. O retorno demonstra que só a luta pode garantir nossos direitos”, afirma o presidente do Sindicato Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.