Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 23 MAR 2020 - 15H07

‘Drive-thru’ de vacina contra a gripe tem início nesta segunda-feira na região

São José dos Campos, Caçapava, Cruzeiro, Guaratinguetá, Paraibuna e Pindamonhangaba adotaram a medida


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda-feira (23). Na RMVale, para evitar aglomerações e como medida de contenção do coronavírus, algumas cidades adotaram um esquema especial de ‘drive-thru’ para aplicar a vacina nos idosos.

A medida consiste na aplicação da vacina sem que os idosos precisem sair de dentro dos carros. A primeira etapa da campanha, que tem como público alvo os idosos e profissionais da saúde, vai até o dia 15 de abril. Confira o calendário da campanha.

Em São José dos Campos, os ‘drives-thrus’ ficarão posicionados em três locais: no estacionamento do Cefe (Av. Olivo Gomes, 250 – Santana), na UBS do Centro 1 (Rua Coronel José Monteiro, 407 – Centro) e na UBS do Centro 2 (Avenida Tívoli, 195 - Vila Betânia), das 8h às 17h.

A vacinação também estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas quatro Casas do Idoso, no mesmo horário. A prefeitura informou que as primeiras 26 mil doses da vacina enviadas pelo Governo do Estado devem se esgotar até o final desta segunda-feira (23), porém novo lote vai chegar ainda nesta semana.

Caçapava também adotou o sistema de “drive-thru”. No município, o ponto funcionará ao lado da Estação Ferroviária, na Avenida Cel. Ancântara, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vacinas também serão aplicadas, das 8h às 17h, nos pontos fixos: Centro Cultural (Rua Dr. José de Moura Resende, 475 – Vera Cruz) e Escola Joaquim Raphael de Araújo Filho (Rua Frei Sérgio, 110 – Vila Menino Jesus).

Além disso, três carros levarão a vacina em comunidades distantes, vacinando de casa em casa. Quem tiver dúvidas deve ligar para o postinho. É importante ressaltar que não haverá vacina nos postinhos, apenas nos postos montados para essa finalidade.

Em Cruzeiro o ‘drive-thru’ ficará localizado na avenida Jorge Tibiriçá, em frente à praça 9 de julho, das 9h às 16h. A vacina também poderá ser recebida no ponto fixo, estabelecido na E.M. Arnolfo Azevedo, no Centro, e em outros locais, confira aqui a lista completa

Em Guaratinguetá haverá ‘drive-thru’ na Estação Ferroviária. Para os idosos que vivem em asilos a vacinação será feita no próprio asilo. Os idosos cadastrados no programa Melhor em Casa serão vacinados em casa. Os profissionais das unidades de saúde da prefeitura e dos hospitais do município serão vacinados no próprio local de trabalho. Para os demais a campanha será disponibilizada em todas as Unidades de Saúde.

Em Paraibuna o ‘drive-thru’ para idosos funcionará em frente a EMEI Dona Santinha Moura. A prefeitura informou ainda que uma estratégia também deve ser criada para atender a população rural.

Em Pindamonhangaba, o “drive-thru” funciona no Parque da Cidade, das 9 às 17 horas, e é voltado para os idosos e trabalhadores da saúde. Além desse ponto, a cidade conta com mais sete pontos de vacinação, funcionando das 8h às 16h: Ciaf (Centro), Cisas (Moreira César), Escola Elias Bargis Mathias (Araretama), Escola João Kolenda (Bem Viver), Escola Serafim Ferreira (Terra dos Ipês), Escola Arthur de Andrade (Cidade Nova) e Escola João Cesário (Feital).

A prefeitura informou que todas as doses destinadas pelo Ministério da Saúde para Pindamonhangaba já estão esgotadas. A previsão para entrega de novo lote é semana que vem.

Vacina Domiciliar 

Em Aparecida, na primeira etapa da campanha, a vacinação será domiciliar. Os moradores da região central da cidade (praça São Benedito, Jardim Paraíba e Avenida Monumental) devem se deslocar para a escola municipal Anísio Novaes.

Em Cachoeira Paulista, os idosos deverão aguardar o contato de seu Agente Comunitário de Saúde que informarão a data e o horário que o idoso deverá se dirigir a unidade para receber a vacina. Os idosos acima de 70 anos, acamados, domiciliados e as instituições que abrigam idosos receberão a vacina em sua residência.

Em Campos do Jordão, até o dia 22 de maio, todos os idosos com mais de 70 anos, os idosos que tenham doenças crônicas, acamados ou com dificuldade de locomoção, serão vacinados em suas casas.

Os idosos com idade entre 60 e 70 anos que estejam saudáveis, podem se vacinar entre os dias 23 e 27 de março, das 8h às 16h, no Centro de Convivência do Idoso Wilma Jundi Dubieux. Depois do dia 27, as vacinas para os idosos saudáveis serão feitas nas Unidades de Saúde, no período da tarde.

Em Cunha, os idosos com mais de 70 anos ou os idosos que estiverem com sintomas de gripe, devem ligar em um dos seguintes telefones para agendar a vacinação em casa: (12) 99743-3599, (12) 3111-3247 e (12) 3111-1338. A primeira etapa da campanha acontecerá das 8h às 15h na EM Maria da Conceição Querido, EM Benedito Aguiar Santana, EE Paulo Virgínio e Praça da Matriz.

Em Jacareí, todos os idosos, com mais de 60 anos, receberão a aplicação da vacina em seus domicílios. Os pacientes serão avisados, seja por telefone ou presencialmente, dentro das possibilidades das equipes.

Quem não utiliza o Sistema Único de Sáude (SUS) ou não está cadastrado nas Unidades Municipais de Saúde, pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo e-mail diretoria.saude@jacarei.sp.gov.br ou pelos telefones 3953-7375, 3951-0112 e 3952-2886. Já os profissionais de saúde serão vacinados nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades Municipais de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em Monteiro Lobato, os idosos serão vacinados em casa pela equipe da Secretaria de Saúde. As vacinas também serão aplicadas na Escola Elizabeth Coelho Micheletto para evitar aglomerações no Centro de Saúde.

Em Piquete, os idosos acamados receberão a vacina em casa. No município, os pontos de vacinação funcionam das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Locais de aplicação: EM Maria Auxiliadora Ramos (Santa Isabel), EM Antônio João (Centro) e EM Professora Ricarda Godoy Lopes (Santo Antônio).

Em Cruzeiro os idosos também receberão as vacinas em casa. Para mais informações: (12) 31471811 e (12) 31472054.

Em Roseira os idosos serão vacinados em casa também. Para facilitar o trabalho dos agentes de saúde, a prefeitura solicita aos moradores que têm em sua residência pessoa idosa, que identifiquem com um "pano branco" a frente da casa.

Em Santo Antônio do Pinhal foi criado um cronograma para a vacinação dos idosos casa a casa. Para mais informações:  (12) 3666 -1119 e (12) 3666 – 1871.

Em Silveiras, os idosos também receberão a vacina em casa. Não haverá aplicação da vacina na Unidade Mista de Saúde e ESF's.

Em Taubaté, somente os idosos acamados receberão a vacina em casa. Confira os pontos de vacinação na cidade. 

Em Natividade da Serra e Lagoinha todos os idosos serão imunizados em suas residências, inclusive os moradores da zona rural.

Em Canas, Jambeiro, Potim e Santa Branca a vacinação de todos os idosos também será realizada nas residências.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.