Por Meon Em RMVale

Estudantes de São José simulam tribunal internacional da ONU

Alunos debatem questões mundiais, como ditadura, desigualdade e meio ambiente

Estudantes do Anglo fazem simulação congresso ONU em 2018

Estudantes do Anglo durante simulação

Divulgação





























Estudantes de São José dos Campos realizam até este domingo (3) uma simulação de TPI (Tribunal Penal Internacional), que irá julgar os réus Augustin Bizimungu e Jean Kambanda. 

O evento, realizado por alunos do Colégio Anglo Cassiano Ricardo, começou na última quinta-feira (1) e faz parte da 11ª edição da SiAn (Simulações Anglo).  A simulação é reconhecida pela ONU e funciona como primeiro contato do aluno com o ambiente das relações internacionais, além de prepará-lo para o mundo.

Leia MaisColisão entre dois carros deixa 1 morto e 2 feridos na SP-50 em São JoséConcurso público da Prefeitura de São José encerra inscrições nesta segundaCâmara prepara audiência pública para debater LDO 2019 de São José

“A SiAn desenvolve características muito importantes para o mercado de trabalho, como a oratória. Na simulação, os alunos argumentam e têm oportunidades para discussões. E ter esse pensamento crítico é muito importante para a nossa formação”, afirma a estudante Sophia Ladeira, uma das organizadoras do evento, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa do colégio. 

No evento, cada aluno passa a representar um país dentro de um dos sete comitês, que têm diferentes temas de discussão.

A cada ano, o evento traz alguma novidade. Nesse ano, será o TPI (Tribunal Penal Internacional) que irá julgar dois réus, Augustin Bizimungu e Jean Kambanda, ao longo dos quatro dias. A outra novidade é a coletiva de imprensa, que será feita entre os debates.

Entre os temas dos grupos de discussão estão: ditaduras latino-americanas; independência da Catalunha; desigualdades socioambientais que envolvem a moradia e os assentamentos humanos; tensões bélicas durante a crise da nova ordem mundial; protecionismo econômico no mundo globalizado; neoescravidão; e genocídio em Ruanda. 

Estudantes do Anglo fazem simulação congresso ONU em 2017

Estudantes do Anglo participam da Sian realizada em 2017

Divulgação

“Não tem intervenção de adultos dentro dos comitês, acompanho o evento, mas não tenho voz ativa nas discussões, porque esse protagonismo é dos alunos. Para mim, é muito gratificante ver o envolvimento dos alunos organizadores e participantes, a SiAn cria importantes espaços de desenvolvimento acadêmico e pessoal”, afirma Fátima Teixeira, orientadora educacional do 2º ano. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.