Por Caroline Corrêa e Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 26 MAI 2020 - 14H32

Governo apresenta plano de flexibilização da quarentena e retomada de atividades na RMVale

O Estado divulgou dados que deram base para o ‘Plano São Paulo’

Reprodução/Claudio Vieira/PMSJC
Reprodução/Claudio Vieira/PMSJC

Após anunciar o descarte do lockdown em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) vai decretar quarentena inteligente no estado a partir do dia 1° de junho. A RMVale receberá flexibilização apresentada num plano de retomada divulgado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente nesta terça-feira (26).

Com base na média da taxa de isolamento das 39 cidades da RMVale e Litoral Norte, o Governo do Estado levou em consideração a média de São José dos Campos, que manteve isolamento em 66% no último sábado (23). Outras cidades também mantiveram alta na adesão do isolamento.

Os dados de crescimento dos casos de covid-19 foram comparados entre as duas primeiras semanas do mês de maio com a terceira semana até o último domingo (25). A base é de crescimento de 61 casos de coronavírus na região das cidades de Caçapava, Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos. Enquanto o Litoral Norte poderá registrar 45 novos casos.

Outro dado que deu base para a proposta de flexibilização é a taxa de ocupação de leitos na região, que em boa parte é de 0%. Das 39 cidades da RMVale, apenas Caçapava e Lorena apresentam ocupação de leitos, levando em consideração os de UTI e enfermaria, acima de 60%.

Jacareí e Pindamonhangaba estão em alerta amarelo com ocupação de leitos entre 40% e 60%. Já São José dos Campos, epicentro da doença na região, a taxa de ocupação de leitos está em torno de 30%.

O ‘Plano São Paulo’ classificou as atividade comerciais e públicas com o grau de risco de cada uma delas que variam entre: Serviço Essencial, Risco Baixo, Risco Moderado e Risco Alto. O plano prevê ainda um cronograma de retomada dividido em quatro etapas.

As atividades essenciais e de risco moderado serão liberadas na primeira etapa. As atividades de risco elevado serão liberadas a partir da terceira etapa, mas terão regras de funcionamento.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa e Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.