Por Meon Em RMVale

‘InterIGA’ elege finalistas que irão representar São José em Concurso Nacional de Gastronomia

Evento realizado no último sábado contou com a participação de profissionais renomados da área gastronômica da RMVale

 O IGA - Instituto Gastronômico das Américas realizou neste último sábado (5), a etapa regional da 7ª edição do concurso nacional de gastronomia ‘InterIGA’, em São José dos Campos.

O concurso que teve início às 11h, contou com a participação de alunos de primeiros e segundos anos dos cursos de gastronomia e confeitaria da unidade IGA de São José.

Para avaliar os pratos foram selecionados profissionais renomados da área gastronômica da região. Entre os jurados estiveram presente o chef Nathanael Freitas, professor de gastronomia que já trabalhou na França com o estrelado chef Christophe Aribert; a chef Michele Vilas Boas, do restaurante Favo de Mel; o chef Henrique Magalhães, do Barcca Rooftop Restaurant, de Igaratá, que é especialista em confeitaria e Cake Design, e Heloína Pimentel, consultora e professora de segurança de alimentos para bares, restaurantes e cozinhas industriais.

“Estar aqui é uma experiência emocionante. Tenho verdadeira paixão pela cozinha francesa, que é o tema do concurso, e em 2016 fui vencedor desta mesma etapa. É muito louco pensar que eu estive exatamente no lugar deles um dia. Esses concursos são importantes para que os alunos possam mostrar suas habilidades. Participar já é um grande passo”, destacou o chef Nathanael Freitas.      

O evento contou com a participação de amigos e familiares dos candidatos. Leonardo André Moreira de Carvalho, engenheiro de produção, de 44 anos, contou que foi ao evento para torcer pela esposa, a aluna do 2º ano do curso de gastronomia, Maria Feliciano.

 “A Maria é batalhadora demais. Ela esperou eu me formar em engenharia e nosso filho entrar na universidade para depois ir atrás de uma realização pessoal para ela. Para mim ela se encontrou profissionalmente. Me sinto realizado em ver o sucesso dela”, destacou.

Maria Feliciano, de 47 anos, que começou a estudar gastronomia aos 45 anos, no IGA, de São José dos Campos, trabalha atualmente como subchefe ao lado do chef Ricardo Bononi, ex-participante do programa de TV ‘MasterChef Profissionais’ da emissora Band.  

“Há dois anos eu era uma dona de casa vendo profissionais de cozinha participando de programas de televisão e pensei: É isso o que eu quero fazer. É isso o que eu quero pra mim! Chamei meu marido e contei pra ele que me deu todo o apoio. Este ano termino esse curso e já vou fazer o de confeitaria. Minha alegria é ver as pessoas à mesa, elogiando minha comida. Nem preciso ganhar o concurso. Só de estar participando me sinto feliz”, contou.

O concurso com mais de quatro horas de duração teve como regra os pratos e sobremesas serem preparados com inspiração na culinária francesa.

Aline de Paula Medeiros, funcionária pública, de 29 anos, participou com Paulo Roberto dos Reis Santos e comemorou vitória da dupla que concorreu na categoria gastronomia para alunos do primeiro ano.

“Me descobri na gastronomia. Comecei a estudar como hobby, mas já penso em me profissionalizar [...] Participar do concurso ampliou ainda mais o meu conhecimento e a paixão pela cozinha. Foram muitas horas de treino, tivemos que aprender sobre os elementos que combinavam com o prato e as técnicas de preparo  [...] Foram vários dias de muitas pesquisas e testes para chegar ao prato que apresentamos hoje. Trabalhar em dupla também é uma oportunidade de troca que acrescenta muita. Fizemos o nosso melhor com muito amor. Não tem como não se apaixonar pela gastronomia”, finalizou.

Os vencedores da primeira etapa do concurso ‘InterIGA’, realizado em São José, irão concorrer na etapa final, com outros finalistas de mais de 50 escolas. O evento será realizado no dia 27 de outubro na unidade IGA em Campinas.

Veja abaixo os vencedores da primeira etapa do concurso em São José dos Campos.

Categoria 1º Ano Gastronomia: Paulo Roberto dos Reis Santos e Aline de Paula Medeiros

Categoria 1º Ano Confeitaria: Flávia Eugênia Oliveira da Cruz

Categoria 2º Ano Gastronomia: Diane D S Marques e Gabriel Bacha

Categoria 2º Ano Confeitaria: Mariana Amery Pereira de Araújo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.