Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 14 MAI 2020 - 10H41

Mulher é barrada em supermercado de São José porque o filho com menos de dois anos estava sem máscara

Afinal, o uso da proteção facial por crianças nesta fase é recomendado ou não?

Divulgação/Agência Brasil
Divulgação/Agência Brasil
O uso de máscara em crianças menores de dois não é recomendável, pois há risco de asfixia, informa o Ministério da Saúde


O uso de máscaras de proteção facial tornou-se obrigatório em todo o estado de São Paulo. Uma dúvida que surge, porém, é se as crianças também devem fazer o uso do acessório. Para esclarecer o assunto, o Meon entrevistou uma pediatra e reuniu algumas informações de órgãos do governo sobre o tema.

Vania Ferreira é mãe de um bebê de 1 ano e 11 meses, ela conta que na última segunda-feira (11), foi impedida de entrar com o filho em um supermercado localizado na zona sul de São José dos Campos, isso porque a criança estava sem máscara de proteção. O segurança do local disse que era norma da gerência não autorizar a entrada devido à pandemia. Vania relatou que depois do ocorrido, foi a outro supermercado da região para comprar fraldas, onde teve a entrada autorizada junto com o filho. “(...) fiquei muito constrangida com tudo isso”, disse ela. 

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos informou que está decretada a obrigatoriedade do uso de máscaras em supermercados, entretanto, não é obrigatório o uso de máscaras por crianças de até dois anos. “O supermercado não poderia ter barrado a criança”, informou a prefeitura. 

*Atualizado às 10h40 de quinta-feira (14): O supermercado informou que está adotando diversas medidas dentro das lojas para conter o avanço da doença e garantir que os clientes possam fazer as compras em segurança. Sendo que os colaboradores são atualizados constantemente para seguirem as recomendações dos órgãos de saúde. “Sobre o caso em questão, já estamos verificando o ocorrido na loja para tomar as devidas providências”, diz trecho da nota.

“Crianças menores de 2 anos não devem usar máscaras, devido ao manuseio incorreto e possível contaminação”, esclarece Tanya Fonseca, pediatra da Santa Casa de São José dos Campos. A especialista acrescenta que de acordo com comunicado emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a máscara é contraindicada para crianças menores de dois anos.

“A melhor medida para proteger as crianças nessa faixa etária é ficar em casa, mas caso os pais precisem sair e levar a criança junto, uma alternativa pode ser cobrir o carrinho do bebê com um tecido limpo. Mas, de preferência, fique em casa”, relata a pediatra.

ANVISA

Segundo o manual “ORIENTAÇÕES GERAIS – Máscaras faciais de uso não profissional” da ANVISA, publicado em 3 de abril, “As máscaras faciais de uso não profissional não devem ser utilizadas "por crianças menores de 2 anos, em pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência”.

Ministério da Saúde

Conforme nota, “O Ministério da Saúde informa que o uso de máscara em crianças menores de dois não é recomendável, pois há risco de asfixia. Os cuidados com as crianças desta faixa etária incluem a higienização das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel. A partir dos dois anos, a recomendação é a mesma para a população em geral: trocar a máscara de pano a cada duas horas ou, caso fique úmida ou suja, trocar antes deste período. Entretanto, o ideal é que as crianças fiquem em casa, onde não é necessário usar máscaras.”

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.