Por Meon Em Opinião

Alfabetização gráfica

O uso de novos recursos gráficos na educação tem transformado o modo de como os alunos se relacionam com a linguagem e com o conhecimento. Vivemos em um mundo de imagens que ganham cada vez mais espaço, significado e, consequentemente, importância no mundo educativo.

Críticas não faltam com respeito à época em que vivemos, enfatizando o empobrecimento da linguagem. Mas, não podemos esquecer que não é só por meio da linguagem escrita e verbal que nos expressamos e comunicamos uns com os outros e com o mundo. Somos visuais na essência de nossa espécie e isso equivale a dizer da facilidade inerente de estabelecermos uma conexão ágil e eficiente com imagens e abstratos.

Os materiais didáticos já apresentam em sua composição os “infográficos” como instrumentos facilitadores para o desenvolvimento dos conteúdos apresentados.

Como já possui significativa importância, deve ser utilizado sempre com atenção e eficiência: as formas gráficas devem permitir a leitura sendo adaptadas às informações e dados expostos. Um casamento perfeito e promissor, desde que baseado e planejado para desempenhar a função de alfabetizar graficamente através de recursos como: imagens, tabelas, gráficos e ilustrações.

A educação só tem a ganhar com o avanço da tecnologia aliada a um ensino responsável e comprometido com o futuro das novas gerações.

pencil_1486278_1280

Uso de novos recursos gráficos tem transformado a educação

Pixabay

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.