Por Meon Em Opinião

Redes sociais e a comunicação sem intermediários

O convite para ocupar este espaço foi uma grata surpresa. Por isso, começo agradecendo a confiança e o carinho. A partir de hoje, estarei por aqui, semanalmente, para falar sobre comunicação, comunicação política, marketing e marketing político digital. São coisas que amo e sobre as quais gosto de verbalizar.

E, com certeza, um dos temas que mais abordaremos é o uso da internet e das redes sociais no ambiente político. Afinal, as redes sociais estão estão aí, à vista de todos e sendo usadas, praticamente, por todo mundo. Se em algum momento houve quem pensasse que elas eram algo passageiro, hoje essas pessoas, com certeza, já entenderam que as redes sociais são um caminho sem volta. 

Agora, o melhor da prosa é saber que a cada dia a população as está usando para se aproximar do poder público. E com uma grande vantagem, hoje, claramente, elas eliminam intermediários.

Prova disso foi que, quando secretário de Comunicação de Lorena, mobilizei a equipe de Comunicação e TI para a elaboração de um aplicativo. Por meio dele as pessoas podiam mandar suas reclamações e denuncias diretas para a prefeitura. Pouco tempo depois do seu lançamento, e já com uma demanda significativa, fui interpelado por um vereador que disse não estar satisfeito com o aplicativo. A justificativa era de que o app estava tirando o trabalho dele, vereador.

Tal colocação me chamou a atenção e me trouxe satisfação. A atenção pelo fato de que atender a reclamações de buracos em ruas, trocas de lâmpadas, não é, ou não deveria ser, a principal função do vereador. Ele é eleito para legislar e fiscalizar, apesar de uma boa parcela não cumprir com essas obrigações. Já a satisfação veio por ele ter mostrado que tínhamos conseguido alcançar nosso objetivo, que era aproximar a população da prefeitura.

twitter_292994_1280

Redes sociais deram voz a quem precisa, eliminando os intermediários que querem tornar a população refém de seus atos

Pixabay

É assim que vejo o papel das redes sociais para o poder público, o de ser um elo rápido entre o cidadão e seus representantes. Infelizmente, temos visto, ainda, muitas prefeituras e câmaras usando mal tais ferramentas.

Esse uso se dá, em boa parte, pela falta de conhecimento de alguns secretários sobre o que realmente são as redes sociais e como se dá a sua dinâmica. Boa parte ainda usa as redes sociais como sempre fez com os veículos de comunicação chamados de tradicionais, nos quais a comunicação sempre foi uma via de mão única.

A internet, por meio da interatividade, contraria esse princípio. As redes sociais mudaram esse processo, pois elas possuem como principal característica o espaço para o relacionamento, o diálogo.

Mas, sendo justo, sei que isso não é culpa apenas dessa parcela de Secretários de Comunicação à qual me referi – tem vários secretários fazendo um bom trabalho nas redes – mas também de alguns prefeitos e vereadores, que usam as redes sociais apenas como depositários de ego, para falarem de si, e muito pouco, ou quase nada, para falarem sobre aquilo que interessa à sociedade.

Enquanto para alguns a “a Internet deu voz aos imbecis”, para mim, “ela deu megafone para as formigas”, dando voz a quem precisa e eliminando os intermediários que usam a informação para tornar a população refém de seus atos e das suas “benfeitorias”.

Quebrando essa prática, as redes sociais permitem aos cidadãos indagarem, criticarem, se posicionarem e, principalmente, reivindicarem. Os agente públicos que entendem essa função e atuam para atender a essa demanda, com certeza, possuem muito mais possibilidades de manterem sua aprovação junto à opinião pública em alta.

Falaremos bastante sobre isso aqui neste espaço. Espero que gostem dos temas e das abordagens que faremos. Ah, mas se não gostarem, tudo bem. Estamos em um ambiente democrático e o ambiente digital é um dos melhores para que as diversas opiniões sejam apresentadas, discutidas, aceitas ou refutadas, sempre com muito respeito.

Fique à vontade para opinar e sugerir temas sobre comunicação e marketing digital, principalmente político, para discutirmos. Será um enorme prazer.

Para a semana que vem, preparem-se, vamos falar sobre João Dória e o uso que ele faz da comunicação digital.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.