Crônicas e cia

Homenagem Especial: Mãe só tem uma!

Leia "Bulas Semanais", a coluna de Felipe Cury

Colunista Felipe Cury (Reprodução)

Escrito por Felipe Cury

10 MAI 2024 - 16H12 (Atualizada em 10 MAI 2024 - 21H52)

Reprodução

O PENSAMENTO: “O dia mais desperdiçado da vida é o dia em que não rimos.” - Charles Chaplin: um gênio

O FATO: Uma piada, que está velha e carcomida, contava uma fábula dos morros cariocas, num barraco poli-frequentado, uma faceira refestelada em sua alcova com um de seus muitos parceiros percebeu, num dos seus intervalos, que seu filho chegara da rua, esfolado pelas caneladas nas peladas em campos de terra e ela gritou: “Ôh! Praga! Traz 2 latas de cerva da geladeira!” Ele respondeu:” MÃE, SÓ TEM UMA!

Só que essa expressão cândida e pura passou a ter um significado universal que nossa MÃE é simplesmente insubstituível. A beleza é universal e eterna. A MÃE é linda quando jovem e amamenta; é muito mais linda na criação dos filhos; é linda e sábia na formação do caráter e no amor a Deus. Busca sua inspiração na Santa e Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, eleita por Deus Todo Poderoso e concebida pelo poder do Espírito Santo.

DIA DAS MÃES é só alegria. É comemoração infinda. É felicidade plena. Ainda que já tenha partido para o Reino Eterno e vive na companhia dos anjos e santos por ser uma delas, tem que ser lembrada com alegria. Ainda que isso lhe provoque lágrimas, serão lágrimas de emoção, de felicidade de recordação dos mais doces momentos da vida. Podemos chorar à vontade, é uma questão de saudade.

Quando se fala que MÃE SÓ EXISTE UMA são várias! Casos há em que, por contingências, ela, como perfeita Regra Três ou Plano B, assume a maternidade de outrem. A MÃE que assume pode e deve se dedicar e usar do carinho para ter força para AMAR. Será uma forma de também de se santificar.

A MÃE adquire o poder humanitário de poder se multiplicar: é MÃE de seus filhos adorados, mas pode, em seguida se tornar AVÓ, isto é, ser mãe duas vezes. E mais: ser BISAVÓ, MÃE de uma terceira geração. Minha Mãe Léa (de quem sou dependente) tem 5 netos e 5 bisnetos sucessores de meus 2 filhos melhores do mundo. Ser “coruja” é perdoado. Há quem diga que avô estraga netos; eu afirmo: bisavô estraga muito mais. Ainda Bem.

Os presentes em abundância foram criados pelo marketing comercial, mas podem significar afeto, consideração, amor. Mais importante do que os presentes é VOCÊ ESTAR PRESENTE. Com alegria, esbanjando felicidade.

“MÃE é o colo e o norte por toda a vida”

COLUNISTA

Felipe Cury é mineiro de Soledade, nascido em Três Corações. Vive em São José dos Campos há 66 anos. Completou em 17 de abril, 86 anos de feliz idade.

Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.

Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.

Escrito por
Colunista Felipe Cury (Reprodução)
Felipe Cury

Colunista de Bulas Semanais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.