Crônicas e cia

O Aquarius é nosso - por Felipe Cury

Coluna também lembra do ex-goleiro Barreira

Escrito por Meon

19 MAR 2024 - 22H06 (Atualizada em 19 MAR 2024 - 22H19)

Adenir Britto/PMSJC

O PENSAMENTO: “Fazer o que se gosta é liberdade, gostar do que se faz é felicidade”. De gente como nós

O FATO: O mais novo e esplendoroso bairro de São José, de repente, se torna uma comunidade aconchegante e fraterna como se fosse de uma cidadezinha pequena. Vai formando uma cultura própria de solidariedade comunitária e educação cívica quando o trânsito se humaniza e os carros dão preferência aos pedestres, as pessoas se cumprimentam.

Vão se tornando vizinhas, há praça, às vezes com música, grandes grupos de crianças e pets e até idosos jovens que num passado recente já foram amigos e vão se reencontrando como se fosse ontem. Chegam a formar points de encontro para reuniões informais e agradáveis. Vez por outra, deparamos com figuras notáveis que brilharam em suas carreiras no apogeu de São José: Empresários, artistas, escritores, atletas, políticos, funcionários de carreiras exemplares, artistas e muita gente permanentemente famosa.

Esse pequeno grande grupo cada vez aumenta mais. Se não me falha a memória, fazem parte dele os Antônios Carlos, Miguel Siqueira, Juvenal, Tadashi, Virgílio, Ulisses, Aníbal, Barreira, Flávio, G. Moreno, Peixoto, Felipe Cury (eu mesmo) e muita gente boa que talvez tenha omitido e muitos mais que hão de chegar.

De vez em quando, nos reunimos em pequenos grupos de 5, 6 ou 8 companheiros para degustar um chopinho inofensivo (mas, muito gostoso) e ali rola papo. Recentemente, noto, no grupo, um ídolo do esporte que há muito não via: Era o Barreira, goleiraço do São Paulo que substituía o Poy. Havia sido ídolo do futebol amador da Região Valeparaibana.

Lourival Barreira aventurou-se com sucesso defendendo outras equipes do Rio de Janeiro (América) e Grêmio Esportivo Olímpico. em Blumenau/SC. Barreira é filho de São José dos Campos e teve três atividades de que muito se orgulha:

1) 10 anos como atleta profissional (de 1960 a 1970);

2) 18 anos na Johnson (1990 a 2014)

3) 24 anos advogado empresarial, em São José dos Campos.

Eu me lembrava que nós, torcedores fanáticos, afirmávamos, era “uma barreira atrás da barreira”. Nossa busca continua, atrás de talentos que se tornaram convenientemente anônimos, com doces recordações da fama. A vida continua... mais linda ainda. Vamos construindo nossas vidas reverenciando e sendo felizes na REPÚBLICA DO AQUARIUS

Reprodução
Reprodução
Ex-Goleiro Barreira


COLUNISTA

Felipe Antônio Cury, mineiro de Três Corações, reside há mais de 60 anos em São José dos Campos.

Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.

Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.

Reprodução
Reprodução
Colunista Felipe Cury



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.