Blog e Colunas

E chegaram as Férias Escolares!

Todos da casa devem se programar para que esse período seja proveitoso e bom para a criança

Márcia Rodrigues dos Santos (Arquivo Pessoal)

Escrito por Márcia Rodrigues dos Santos

06 DEZ 2021 - 14H18 (Atualizada em 06 DEZ 2021 - 14H47)

agita_ferias10

Apesar de ainda estarmos com algumas restrições devido a Pandemia – Covid-19, esse é o momento mais aguardado pelas crianças, as férias.

Os alunos fazem planos de viajar, brincar, jogar videogame, dormir até tarde, passear no parque ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada.

Depois de cumprirem todas as “obrigações” escolares, de terem horário para acordar, horário para dormir, terem que estudar e fazer lição de casa. As merecidas férias chegam para aliviar a cabecinha e dar uma pausa naquela rotina que muitas vezes os deixam estressados e cansados.

O Que Fazer Nas Férias?

É interessante que todos da casa se possível, possam se programar para que as férias sejam ainda mais divertidas. Esse é o momento para fazerem atividades juntos, passear, jogar bola, assistir um filme juntos e aproveitar cada momento, pois o tempo passa rápido e a criança que um dia se tornará um adulto, sempre se lembrará desses momentos especiais vividos em família.

Sugiro aos pais algumas brincadeiras que podem ser feitas durante esse período, Passear, Jogar Bola, Jogar Basquete, Pular Corda, Jogo de Mimica, Gato Mia, Esconde esconde, Pega-pega, Policia e ladrão, Assistir um filme juntos e se fizemos um esforço e puxarmos em nossa memória, lembraremos de muitas outras brincadeiras da nossa infância. O importante é aproveitar cada momento para estarem juntos.

Alguns pais muitas vezes não conseguem conciliar as férias do trabalho com as férias escolares do filho. Isso causa até um pouco de chateação, mas o mais importante é saber que o seu filho está bem, se esse for o caso, organize brincadeiras e afazeres junto com ele para os momentos em que estará em casa, isso ajudará a entender e sentir o quanto você o ama.

Se a criança já for maior, poderá ficar em casa lendo livros, assistir filmes, jogar, mas nada em excesso e tudo com a supervisão de alguém. O tempo ocioso também faz bem para a criança.

Em casa poderá ficar: Lendo Livros, Lendo Revistas, Lendo Gibis, Lendo Histórias em Quadrinhos, Navegar na Internet, Gravar Vídeos, Tirar Fotos, registar momentos em Família em vídeos e fotos, Assistir Filmes próprios para a idade.

Programar ainda, com os amigos da escola que também estão de férias, para fazerem algo juntos, um passeio no parque, Esportes como: jogar futebol, ou até mesmo participar das oficinas ou cursos rápidos de férias (em clubes e ongs que às vezes abrem cursos e oficinas para crianças nestas datas - fique de olho).

Lembre-se - a iniciativa de fazer alguma oficina ou cursos tem que partir da criança e não fazer nada por obrigação nas férias, pois este é o momento para ter tranquilidade consigo mesmo, e fazer somente o que a deixa feliz.

Volta às Aulas

Após esse “descanso” nas férias, as crianças voltam mais felizes, mais dispostas a aprenderem até mesmo aquela matéria que possa ter uma dificuldade. A mente fica mais leve para a aprendizagem, e isso é muito bom para o seu progresso na escola.

O convívio com os amigos também melhora, e até aquelas crianças que são mais tímidas, voltam mais falantes, e assim conseguem aumentar o seu círculo de amizades, o que é muito importante para que elas conheçam, aprendam a conviver e respeitar pessoas diferentes.

Férias é Essencial na Vida das Crianças

Cada família se programa como pode e faz o que acha necessário para seu filho. O mais importante é saber que a criança está bem e está curtindo suas férias da melhor maneira, dentro daquilo que é possível para cada um.

Curtir cada momento, e fazer com que sejam inesquecíveis e saber que esses momentos serão sempre lembrados pelo seu filho, pois ficam gravados na cabecinha dele como uma memória afetiva desse tempo.

Aproveitem bem a férias escolares!

Márcia Rodrigues dos Santos

Escrito por
Márcia Rodrigues dos Santos (Arquivo Pessoal)
Márcia Rodrigues dos Santos

Psicopedagoga e Psicanalista. Mais de 30 anos de experiência na área Educacional, com experiência em todos os segmentos, da Educação Infantil até o Ensino Superior. Auxiliar pais na tarefa de educar os filhos é minha missão. Instagram: @educadora_parental

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Blog e Colunas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.