Por Conteúdo Estadão Em Opinião

Membros do BC japonês enxergam melhora em mentalidade deflacionária do país

Vários membros do conselho de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) acreditam que a conversão da tendência deflacionária do país para uma tendência inflacionária tem progredido, conforme publicado na ata da reunião de janeiro do conselho, divulgada nesta segunda-feira. Esta avaliação põe em xeque as especulações do mercado sobre novas medidas de relaxamento monetário para combater a baixa inflação.

"Apesar das acentuadas quedas nos preços do petróleo e de um aumento mais lento no índice de preços ao consumidor, as expectativas de médio e longo prazo para a inflação têm sido mantidas", vários deles disseram na reunião, segundo a ata.

De acordo com o documento, os conselheiros entendem que as medidas de relaxamento monetário adotadas no fim de outubro do ano passado, com foco no combate à baixa inflação, têm atingido os efeitos pretendidos. À época, o banco central japonês elevou para 80 trilhões de ienes o volume anual de compra de ativos, para estimular a demanda da economia.

Na reunião do fim de janeiro, o BoJ decidiu manter inalterada a política monetária. Alguns dos membros afirmaram, inclusive, que o amplo programa de ativos pode ser "tecnicamente viável por um tempo" e que, por isso, os bancos precisam estar atentos à sustentabilidade de seus negócios.
Fonte: Dow Jones Newswires.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.