Por Monica Marques Em Opinião

O exercício funcional e a tendência global

22_depositphotos_12238917_original_2

A intenção do exercício é aprimorar o corpo para atividades cotidianas

Divulgação/Cia Atlética

Exercício funcional , exercício global, exercício em alças e em cadeias. Exercício suspenso. Exercício proprioceptivo. Core. O centro no controle  das extremidades. A virada do milênio  popularizou e massificou a volta dos movimentos rudimentares  que desde sempre garantiram a sobrevivência do homem e que o homo erectus  havia recentemente transformado   em algo diferente, para ser executado aos pedaços, sentado, deitado, com maior conforto.

Você já notou que  as tendências que colocam em evidência  determinadas modalidades  no setor de fitness  acontecem em ciclos de aproximadamente dez anos? Nos anos 80, destaque absoluto para a ginástica aeróbica. Nos anos 90 , o step ocupou este lugar. Na primeira década de 2000 reinou absoluto o spinning e agora mais forte a corrida. Permaneceu a característica do treino aeróbio intenso e grande consumidor de energia e de gordura, proporcionada pelo exercício global e ao mesmo tempo funcional . Modificaram-se apenas as estratégias .

Na contramão das tendências mais temporárias, notamos uma certa perenidade em modalidades como o condicionamento físico, localizada, abdominais, alongamento e, porque não dizer, yoga, que seguem campeãs de participações, dada a funcionalidade que também  é sua característica inata,  sempre útil e sempre necessária.

A proposta do exercício funcional 
Aprimorar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano e controlar o sistema músculo esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais.

Enquanto nas durante as últimas décadas o conhecimento aplicado e fracionado em articulações e músculos preconizou o exercício  segmentado, maximizado em sua carga para a construção de fibras musculares maiores, mais fortes e mais potentes, hoje o mundo inteiro fala de técnicas de exercícios que  em sua essência,  voltam à base  de tudo o que se relaciona com a natureza do movimento, a raiz  do conceito de motricidade humana.  De que vale a força  sem a resistência ou a potência? De que vale uma grande massa muscular sem equilíbrio ou agilidade?  De que vale um corpo lindo com os movimentos limitados pela baixa  flexibilidade ou pouca coordenação?

O fato é que o exercício funcional nunca esteve tão na moda – e ao mesmo tempo, sempre esteve presente, sob as mais diversas roupagens. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Monica Marques, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.