Os títulos públicos federais podem ser usados para ilustrar a situação do título expresso acima. Primeiro cabe ressaltar que, uma aplicação de renda fixa, pode ser dividida em dois grupos: pré-fixados e pós-fixados.
No primeiro grupo o investidor, pela natureza do título, sabe exatamente quanto irá obter de remuneração pelo capital investido no ato da aplicação; por outro lado, no caso de títulos de renda fixa pós-fixados, o investidor sabe que parte do capital será remunerada por uma taxa fixa; mais um adicional dado pela variação de um índice, ao qual o titulo é atrelado no seu lançamento a mercado.
Ambos, o título tem relação com a taxa de juros. Isto decorre pelo fato de que, no ato de lançamento, o emissor, escolhe sua natureza, porém para ser aceito ao mercado precisa estar balizado com a taxa de juros reinante. Ocorre que quando houver uma variação na taxa de juros, o valor de face do título será afetado, se o título for pré-fixado de forma inversa, no caso de título puramente pós-fixado (atrelado a taxa de juros) a variação do valor do titulo será na direção da taxa de juros. Assim de mesmo modo, um título com parte da remuneração fixa e parte pós-fixada sofrerá o impacto proporcional.
Se o investidor mantém em sua carteira títulos puramente pós-fixado, se beneficia de uma alta na taxa de juros dado que sua remuneração esta atrelada a variação deste índice, pactuada no lançamento deste título. Por outro lado, o investidor que detém títulos (puros ou parciais) com uma taxa de rendimento previamente estipulada, sofrerão o movimento inverso da variação da taxa de juros, pois quanto maior a taxa de juros embutida no titulo menor será o PU (preço unitário).
Decorre daí, a possibilidade de rendimento negativo em carteira de títulos de renda fixa, pois se o investidor alocar alto percentual em títulos pré-fixados; e em paralelo não efetuar nenhum tipo de hedge, verá o valor de seus títulos a “preço de mercado” baixar. Mas não é para o pequeno investidor ficar alarmado, pois se mantiver o título em carteira até o vencimento, o rendimento esperado será ganho e a volatilidade da carteira, ainda que ocorra, não trará impacto nos rendimentos auferidos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.