Blog e Colunas

Prevenção de distúrbios emocionais e cognitivos através das artes manuais

O que acontece no cérebro enquanto realizamos essas artes?

Silvana Elisabete Moreira Pinto (Divulgação)

Escrito por Silvana Elisabete Moreira Pinto

01 FEV 2021 - 12H52

Reprodução Internet

Como utilizar as diversas artes manuais na prevenção dos transtornos emocionais?

O que acontece no cérebro enquanto realizamos essas artes?

Diferenças de humor entre os praticantes de hobbys e não praticantes.

Quais os reais benefícios obtidos pela prática de artes manuais?

A prática de algum hobby criativo que envolva as mãos é algo que incentivo muito no meu consultório.

E dentre estas atividades podemos citar: todas as artes criativas com agulha e linha ( crochê, tricô, costura, bordado, macramê, renda de bilro e muitas outras.); técnicas com lápis de cor, tintas , aquarela, recorte e colagem, papel maché, argila, biscuit, desenho, e também a aprendizagem de algum ou alguns instrumentos musicais.

Em uma análise mais superficial já poderíamos dizer que todo hobby relaxa.

Mas esta é apenas a ponta de um enorme iceberg que envolve conhecimentos ligados a Psicologia e a Neuroaprendizagem.

E é neste universo que vamos adentrar.

Existe uma conexão neurológica que envolve a tríade olho-cérebro-mão. E a partir desta conexão uma explosão de atividades corticais.

Vamos passear pelo Cérebro, seus componentes e funções sempre focando as atividades manuais.

Inicialmente vamos falar um pouco da estrutura básica do cérebro que são as células chamadas Neurônios (mas existem outras estruturas ok?) e são estas células que transmitem as informações elétricas e químicas que serão a base para os pensamentos, aprendizagens, percepções etc.

Para mantermos nosso cérebro e sistema nervoso central com um funcionamento saudável é necessário que haja atitudes que favoreçam a estimulação ótima de todo este sistema. Uma estimulação ótima quer dizer equilibrada: nem super estimulação gerando estresse ( que prejudica a memória em função do aumento da ansiedade, sono, gerando diversos transtornos de humor) nem sub estimulação que causará uma diminuição das áreas corticais que levará a perda de funções importantes como memória, pensamento complexo, funções matemáticas e linguísticas, percepção da realidade, etc

É muito importante que saibamos que o Sistema Nervoso Central, do qual o cérebro faz parte mas não é a única parte, funciona de forma sistêmica (conjunta) ou seja, quando estimulamos uma parte deste sistema todo o restante e beneficiado.

Cérebro e artes manuais

Qualquer atividade irá produzir resultados no Sistema Nervoso Central, incluindo o Cérebro.

Exemplo: se alguém se decide a aprender crochê, bordado ou escultura em papel maché haverá uma estimulação que envolverá mãos , olhos ( no caso de não haver a perda total da visão) e cérebro. Enquanto a pessoa está no processo da aprendizagem, novas conexões neuronais estarão sendo solicitadas pois a atividade é nova e partes não utilizadas do nosso aparato neurológico precisarão entrar em ação para dar conta da tarefa. a

E isso trará como consequência:

1- estimulação para áreas que estariam perdendo sua função;

2- criação de novas sinapses, que são as ligações entre as células

3- tirar o foco de problemas cotidianos para que a atenção se volte para este processo de aprendizado, que sempre será desafiador em seu início.

4- embora como dito acima , todo início seja desafiador, e portanto cause stress, é fundamental que nos obriguemos a persistir nos autoencorajando a continuar apesar da sensação de dificuldade, pois a cada tentativa haverá mais formação de sinapses, e as habilidades necessárias aquela atividade estarão sendo montadas.

5- interação social, por permitir a troca entre grupos afins, virtualmente ou não. Assim como participar de fóruns , cursos, exposições, etc

6- melhora do processo mnemônico, ou memória, pois ao precisarmos pensar, contar, planejar estaremos estimulando diversas áreas responsáveis por arquivar os conhecimentos, além do que um agravante da perda de memória que se tornou tão comum é o nível alto de estresse.

8- a medida que alguém se envolve com atividades prazeirosas produz serotonina, e isso causa uma sensação de alegria;

7- outro neurotransmissor, a dopamin , é diretamente ligado a sensação de conquista, portanto quanto maior o desafio maior a quantidade de dopamina gerada ao final.

Mas para não cairmos na armadilha do fracasso é fundamental segmentarmos a meta a ser conquistada e comemorarmos cada pequena conquista, pois quando o cérebro é condicionado pelo seu usuário a comemorar apenas grandes conquistas, ele irá gerar adrenalina e sensação de frustração na maioria das vezes.

8- muitas das dores físicas são causadas pelo acúmulo de toxinas em função do sedentarismo, toda atividade manual tem o seu grau de movimento, o que causara uma melhoria no sistema psicomotor.

Para finalizar este texto, sem a menor pretensão de esgotar este tema, FAZER arte em todas as suas variações é uma fonte inesgotável de saúde psíquica, cognitiva e física , e cada vez mais precisamos dela para vivermos uma vida com mais plenitude e colocando em prática todos os nossos talentos conhecidos ou ainda a serem descobertos.

Para saber mais sobre estes e muitos outros assuntos nos acompanhe no instagram @terapia das notas.

Escrito por
Silvana Elisabete Moreira Pinto (Divulgação)
Silvana Elisabete Moreira Pinto

Psicóloga com 29 anos de prática clínica ininterrupta.

Especializada em Psicologia Bioenergética e Aprofundamento em Criatividade.

Pós-graduada em Programação Neurolinguística, Neuroaprendizagem e Homeopatia.

Mantém, em parceria com Aros produções artísticas, o projeto Terapia das Notas, que une os temas da psicologia com resgate cultural da MPB, divulgados no Youtube e Instagram.

silel2@yahoo.com.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Blog e Colunas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...