Temas relacionados à realidade brasileira são destaque
Divulgação
Esta quarta-feira (20) será de música clássica em São José dos Campos. A Orquestra Sinfônica da cidade se apresenta, à partir das 20h, no Teatro Municipal. O evento é o segundo de uma série de encontros denominada Outono das Palhetas.
Marcado pela brasilidade musical, o espetáculo será o mesmo que encerrará, no dia 31, o Festival de Inverno de Campos do Jordão. A apresentação ainda conta com a participação da solista Mere Oliveira.
No primeiro momento da apresentação, a OSSJC executará a peça Canoada, composta pelo próprio regente da orquestra, Marcello Stasi. Trata-se de uma abertura programática que representa o momento em que o aventureiro alemão Hans Staden (1525-1572) foi capturado pelos Tupinambás em Bertioga, e que o levaram em uma canoada até sua aldeia.
Já a segunda peça da noite, O Espantalho, é obra do compositor Francisco Mignone. A composição é inspirada em quadros do pintor Cândido Portinari. Ambos retratam a atmosfera do sertão nordestino, com destaque à seca e à vida sertaneja.
Participação Especial
Na segunda metade do programa, a OSSJC conta com a companhia da solista Mere Oliveira, mezzo-soprano premiada em competições nacionais e internacionais de canto lírico.
As três peças finais são compostas pelo paulista Camargo Guanieri e trazem referências folclóricas da cultural nacional. A Serra do RolaMoça foi inspirada no poema homônimo de Mário de Andrade. A segunda peça, Três Poemas Afro-Brasileiros, foi tecida a partir de poemas afro-brasileiros.
A ultima obra da noite, Quebra o Côco, Meninatraz para o universo erudito a musicalidade do folclore nordestino.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.