Por João Pedro Teles Em Brasil & Mundo

Festivale começa nesta terça-feira mirando o teatro contemporâneo

Evento conta com 30 espetáculos e segue até dia 10

matheus_festivale

Monólogo com Matheus Nachtergaele abre festival nesta terça (5)

Divulgação

A 32ª edição do Festivale, festival de teatro organizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos começa nesta terça-feira (5) com o monólogo ‘Processo de Conscerto do Desejo’, com o ator Matheus Nachtergaele. A peça, que lança um olhar de sensibilidade para uma história real que teve fim trágico – as cartas da mãe do autor, que se matou pouco depois dele nascer. A peça acontece às 20h, no Teatro Municipal e terá ingresso solidário de um quilo de alimento não perecível.

O evento segue até o dia 10, com o tema ‘Olhares Contemporâneos’. O evento, um dos mais tradicionais do Estado, contará com a participação de 17 grupos teatrais, que foram selecionados por edital. Seis deles são de São José dos Campos.

Ao todo serão 30 espetáculos, que acontecem não só nos teatros da cidade, mas também em praças, parques e espaços culturais, somando doze espaços diferentes na cidade. De acordo com a FCCR, o evento envolve quase 500 pessoas.

André Ravasco, curador do festival, destaca a importância do evento não só para São José dos Campos, como para o teatro na região.

“Com o tema deste ano, 'olhares contemporâneos', tentamos lançar um olhar para as experiências que dialogam com essa proposta, não só com a linguagem teatral contemporânea, mas um novo olhar, um olhar atual”, explica.

O objetivo, de acordo com Ravasco, é de ampliar a compreensão do que é teatro e provocar o pensamento crítico por meio da arte.

“Queremos que o festival provoque o pensamento, para que a partir dele possamos debater a sociedade em que vivemos com todas as suas contradições”, conclui.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.