Por João Pedro Teles Em Brasil & Mundo

Por mundial, integrantes da Famuta intensificam rotina de ensaios

Grupo de 120 integrantes da fanfarra viaja no dia 24 para a Europa

20150617_famuta

Famuta faz show em Taubaté neste domingo (21), o último antes da viagem

Divulgação

É do suor e da disciplina de seus 120 integrantes que está sendo feita a preparação da Famuta (Fanfarra Municipal de Taubaté) para o campeonato mundial de fanfarras, que acontece na Dinamarca, de 30 de junho à 5 de julho. Os ensaios para o novo espetáculo são intensos e varam os finais de semana na unidade do SESI de Taubaté.

A trupe embarca no dia 24 à Europa e, até lá, toda a nova coreografia deve estar afiadíssima. Afinal, durante o evento que reúne as principais bandas do mundo, são apenas doze minutos de apresentação para comover os jurados e manter o posto de melhor fanfarra da América Latina.

No último mundial, realizado em Bragança Paulista, a Famuta ficou em 3º lugar na disputa geral, vencida pela Fanfarra que representava o Canadá. Já nos quesitos percussão e instrumentos de metal, a banda do Vale do Paraíba foi eleita a melhor da competição.

Para este ano, o maestro Rogério Brito afirma que a fanfarra mantém a mesma temática de 2014, a colonização do Brasil. Mesmo assim, música e coreografia foram completamente reformuladas, com nível de dificuldade ainda maior do que da última competição.

“Aos sábados, por exemplo, ensaiamos das 14h às 22h. E aos domingos o ensaio começa às 9 e vai até as 14h. Mudamos figurino, coreografia, música. Tudo novo para encarar um campeonato que certamente será ainda mais difícil do que aquele que disputamos no ano passado”, explica o maestro.

Antes de disputar o mundial, a Famuta faz uma escalada na Alemanha, onde participa do Open Europa, torneio preparatório que acontece no dia 26.  E se os campeonatos acontecem em território europeu, a aposta da fanfarra de Taubaté está em um tempero bem brasileiro.

“O Brasil não tem uma cultura de fanfarra como Canadá e Estados Unidos, por exemplo. Lá esse pessoal já desenvolve atividades desde o período escolar. Mas usamos nosso estilo em nosso favor. Nas apresentações, nós fazemos uma mescla de ritmos como o Forró, Maracatu, Samba. Tudo isso junto conta muitos pontos para a nossa banda, já que são ritmos genuinamente brasileiros”, afirma.

Antes de partir
 O público de Taubaté poderá conferir de perto uma última apresentação da Famuta antes de viajar em busca do título mundial. O espetáculo, que acontece neste domingo (21), às 17h no Sedes, será exatamente igual ao que a banda irá apresentar na tour europeia.

“Vai ser a primeira vez que nos apresentaremos com a coreografia, música e figurino do campeonato mundial. Antes do campeonato não dá para revelar muita coisa nas apresentações. Há um jogo de esconde entre as participantes para manter a surpresa. Mas agora, na reta final, já não precisamos esconder o jogo”, brinca o maestro.

Para este show, a fanfarra contará com a participação dos bailarinos da Cia. De Ginástica do Colégio Nahim Ahmad, famoso por vencer o quadro “Se Vira nos 30”, do Domingão do Faustão. A entrada é gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.