Diferenças entre orientação sexual e identidade de gênero
Reprodução
Hoje gostaria falar um pouco sobre a diversidade de gênero na sexualidade, porque é importante nestes tempos modernos nos informarmos sobre todos os movimentos sociais e culturais que estão acontecendo. O movimento que estamos passando significa estarmos atentos às diferenças sexuais, entendermos e, mais que tudo, aceitarmos as pessoas como elas são independentes de qual gênero que elas se identificam.
Então vamos lá as definições:
O que é sexo?
◦ Sexo: aspectos bio-fisiológico que dizem respeito às diferenças sexuais: pênis e vagina. O sexo visível com o qual nascemos!
O que é identidade de gênero?
◦ Identidade de gênero: estabelecido pela construção social e cultural: masculino e feminino. Isso significa o que foi estabelecido, para homens e mulheres, padrões de conduta nos papéis feminino e masculino. É aquela história que mulher tem que ser meiga, compreensiva, cuidar da casa, filhos etc... “Bela, recatada e do lar", lembram?
O que é orientação afetivo-sexual?
◦ Orientação sexual: refere-se a como a pessoa sente a afetividade e a sexualidade, o desejo. O que sentimos em relação a outra pessoa, com quem nos sentimos atraídos para amar e viver uma relação amorosa e sexual.
Então, a partir disso é que nós temos que entender que pessoas são como são e não escolhem ser diferentes e que não devem ser julgados por serem diferentes de tantas outras pessoas.
Lembram que quando estávamos na escola e que na aula de ciências nós aprendemos que fisicamente o corpo humano foi dividido em cabeça, corpo e membros? Agora, em termos de identidade humana, somos divididos em cabeça=pensamento, coração=sentimento e genital=pênis, vagina e algumas pessoas que nascem com os dois sexos.
Bom, além disso temos alguns termos novos que transformaram nossa realidade e possibilitaram algumas pessoas a viverem mais livremente, longe daquele pensamento preconceituoso de doentes, patológicos ou sem vergonha e pervertidos.
◦ São os transexuais e que eles podem ser bissexuais, heterossexuais ou homossexuais, dependendo do gênero que adota e do gênero que com o qual se atrai afetivo e sexualmente. São pessoas que não se identificam com o gênero biológico e se veste e se comporta como pessoas de outro sexo. É um "homem" que se veste como mulher, se comporta como mulher e se sente mulher ou o contrário, uma "mulher" que se identifica, veste, comporta e age como se fosse um homem.
◦ Crossdresser usa roupas femininas mas identifica-se como homem e tem uma vivência heterossexual. Crossdressing é um fenômeno comum na sociedade e nada mais é do que o comportamento de usar roupas diferentes do sexo anatômico. E isso, para o indivíduo adepto à prática, é necessário para compor sua autoestima, seja todos os dias ou apenas vez ou outra. Em geral, não há regras.
◦ As Drags não tem a preocupação de ser mulher e se vestem de maneira artística, de maquiagem carregada, roupas exageradas, sapatos plataformas e cabelos coloridos, mas grande parte não é homossexual.
Estas definições servem para nós pelo menos entendermos que existem pessoas diferentes e livres e que nós devemos nos informarmos melhor sobre as mudanças e encará-las como um processo de desenvolvimento da vida. OK?!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.