Cultura

Festival de Ciência agita Taubaté e Guará a partir desta segunda-feira (19)

Pint of Science traz atividades gratuitas

Escrito por Meon

19 MAI 2025 - 07H00 (Atualizada em 19 MAI 2025 - 12H19)

Divulgação

Pelo 10º ano consecutivo, o Brasil prepara um brinde especial à ciência ao ser palco mais uma vez do festival Pint of Science, que reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para dialogar temas relevantes de diversas áreas do conhecimento com o público. Em 2025, a atração será realizada em um total recorde de 169 municípios do país.

Guaratinguetá e Taubaté são cidades da RMVale contempladas. As cidades já tem uma programação toda pronta para a iniciativa, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de maio.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp

O nome do festival é um trocadilho com a unidade de medida “pint”, que equivale a aproximadamente 600 ml e é usada na Inglaterra para servir cerveja. A primeira edição do evento aconteceu em 2013 no Reino Unido. A forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas em ambientes agradáveis atraiu logo o Brasil. 

Taubaté

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza nos dias 19 e 20 de maio a versão de Taubaté do Pint of Science. O festival traz diversas atividades gratuitas, ministradas por cientistas que explicarão a ciência de um jeito descomplicado e atraente.

A programação traz assuntos dos mais diversos, desde o Show da Física até um bate-papo sobre os melhores chás para combater a ansiedade.

O Show da Física apresenta truques que surpreendem e mostra por meio dos experimentos lúdicos e do cotidiano como a física está presente em todas nossas ações.

Além de experimentos lúdicos, o Pint of Science também irá abordar assuntos de saúde de forma descomplicada. É o caso do “Para os ansiosos, um chá!”, apresentado pelo Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan.

A atividade também contará com uma profissional da nutrição que ensinará a preparar sucos e saladas com ingredientes que ajudem no controle da ansiedade. Tudo isso em um ambiente de bar para quebrar o gelo, deixar as pessoas confortáveis para aprender sobre ciência e como melhorar a própria qualidade de vida.

Para acompanhar o Pint of Science não é necessário fazer nenhuma inscrição. Basta comparecer ao bar no horário do evento.

Programação na segunda-feira (19)

Local: Bar Estação Trem Azul - Rua Dr. Emílio Winther, 785, Centro - Taubaté

Horário: 19h às 22h

Atividades:

Apresentação Artística - Alunos da Escola Estadual Professor Cesídio Ambrogi Grupo Artístico CESIDIO Dell’Art em “Hilda Hilst”

Show da Física - Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva.

“Para os ansiosos, um chá!” - Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan

“O verdadeiro tratamento de choque: como a neuroestimulação TDCs pode mudar o futuro da psiquiatria” - Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Fonseca

“SUS, nosso querido SUS! Formação em saúde no SUS - afeto e conflitos!” - Profa. Dra. Aline Lino Balista

Programação na terça-feira (20)

Local: Bar do Pedro - Rua Mariano Moreira, 238, Centro - Taubaté

Horário: 19h às 22h

Atividades:

Show da Física - Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva

“Xô, xiu!: provocações contracoloniais a respeito do silenciamento em práticas bancárias de educação” - Prof. Dr. Rodolfo Meissner Rolando

“O rolé do vírus e porque estamos facilitando tudo para eles voltarem!” - Dr. Renato Pereira de Souza - Pesquisador Científico do Instituto Adolfo Lutz

Guaratinguetá

As atividades vão ocorrer em três estabelecimentos: Caldinho Bar e Petisqueria, palco do dia 19; nas dependências da Fritz Guará, no dia 20; e no LayBack Park, no dia 21, sendo que todas apresentações se iniciam a partir das 19h30. Pesquisadores da FEG/Unesp e outras instituições se reunirão com a comunidade, promovendo o conhecimento em bate-papos repletos de curiosidade, troca de ideias e interação.

Coordenador do Pint of Science na cidade do Vale do Paraíba, Carlos Dias Maciel reconhece que está bastante ansioso pelo festival que Guaratinguetá abraça pela terceira temporada consecutiva e enxerga as atividades como uma retribuição da comunidade científica à sociedade.

FEG/Unesp
FEG/Unesp


Os temas escolhidos para as apresentações estão dentro da proposta para o festival deste ano: “Tempo de mudanças”, selecionada pela organização em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, que patrocina o evento em 2025 no território brasileiro. “As temáticas apresentadas são muito atuais e sempre deixam as pessoas interessadas. São mudanças na sociedade, já estamos à beira de novos desafios”, opina Maciel, especialista em processamento de sinais em Engenharia Elétrica na FEG desde maio de 2024.

De forma a manter o caráter o mais eclético possível nas apresentações, o Pint of Science em Guaratinguetá reunirá assuntos que se conectam com a sociedade. Destacam-se Inteligência Artificial (IA), inovação e tecnologia, neurociência e astronomia, assim como temas delicados que precisam florescer ainda mais nos palcos, como a igualdade de gênero e uma maior participação de mulheres na Ciência.

No primeiro dia, o Caldinho Bar e Petiscos receberá dois professores da FEG/Unesp: primeiramente Valerio Carruba, que apresentará uma palestra sobre IA aplicada à astronomia, seguido de Messias Borges Silva, com foco na neurociência, IA e o futuro da cognição humana.

Na terça-feira (20), a Fritz Guará apresentará palestras da professora Barbara Celi Braga Camargo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com destaque para a luta das mulheres pela educação e o legado na Ciência; e da docente Paloma Maria Silva Rocha Rizol, da FEG/Unesp, que debaterá os desafios e oportunidades das mulheres na Engenharia.

Por fim, o LayBack Park será palco, na quarta (21), da apresentação de dois professores da FATEC Guaratinguetá: Sérgio Tenório dos Santos Neto com uma apresentação sobre inovações em startups; e Leandro Guarino, que destacará a IA como instrumento de Inovação no Brasil.

O evento em Guaratinguetá contará com apoio do Programa de Pós-Graduação em Engenharias (PPGE) e do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (MePEP), ambos da FEG, além da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe) da Unesp.

Com quase 170 cidades confirmadas para a atração, o Brasil é o maior representante mundial da edição de 2025 do Pint of Science, que será realizado em outros 26 países de todos os continentes. Para se ter uma ideia, a Espanha é a segunda do ranking global em números de cidades-sedes do festival com 75, seguida da França, com 61, e pelo Reino Unido, com 42 municípios participantes.

A programação do evento nas 169 cidades está disponibilizada no site oficial do evento. Gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, o festival não exige inscrições prévias. Mora em Guaratinguetá ou região e ficou interessado? Basta comparecer aos locais. Professores da FEG/Unesp vão recepcionar o público a partir das 19h nos três dias.

+ Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.