Cultura

Festival de Fotografia Campos de Luz homenageia Sebastião Salgado

Evento ocorre de 17 a 19 de outubro e terá águas como tema

Escrito por Meon

13 OUT 2025 - 11H45

Divulgação/Assessoria

A segunda edição do Festival Internacional de Fotografia Campos de Luz acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, com entrada gratuita. O evento deste ano terá como tema as águas e prestará uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, falecido em maio de 2025.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Idealizado e organizado pelo fotógrafo Marcio Scavone, o festival reunirá profissionais de diferentes áreas da fotografia, incluindo palestras, rodas de conversa, exposições e a exibição de um documentário sobre a obra de Salgado, apresentado por seu filho, Luciano.

Programação e participantes

Entre os nomes confirmados estão Helen Todd e Roberto Cecato, que abordarão a utilização da inteligência artificial na fotografia; Jarbas Agnelli, premiado multimídia; e fotógrafos como Helena Rios, Érico Hiller, Marina B. Klink, Paulo Fabre, Gabriela Biló, Nathan Carvalho, Ricardo Takamura e Lorenzo Scavone.

O crítico e pesquisador Eder Chiodetto também ministrará palestra sobre o trabalho dos documentaristas Lalo de Almeida e Luciano Candisani, autores da exposição “Água Pantanal Fogo”, discutindo a influência da fotografia no debate sobre mudanças climáticas.

Exposições e atividades complementares

O Museu Felícia Leirner sediará a mostra “Floresta de Retratos”, de Marcio Scavone, com retratos espalhados a céu aberto. A série já foi exibida no Palácio da Boa Vista em 2024 e retorna neste ano em novo formato, com imagens inéditas acessíveis gratuitamente ao público.

Segundo Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão, o festival reforça o calendário cultural da cidade e destaca o potencial do município como destino artístico e turístico.

Sobre Marcio Scavone

Marcio Scavone começou sua carreira aos 16 anos como assistente do fotógrafo catalão Marcel Giró e estudou fotografia na University of West London nos anos 1970. Ao longo da carreira, retratou personalidades como Pelé, Oscar Niemeyer, Fernanda Montenegro, Jô Soares e Roberto Burle Marx, além de ter recebido prêmios internacionais como o Leão de Ouro em Cannes e o Grand Clio em Nova York. Suas obras estão presentes em acervos no Brasil e no exterior, e ele publicou 16 livros autorais.

A programação completa da segunda edição do Festival Campos de Luz estará disponível em breve no site oficial do evento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.