A 39ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) começa nesta quinta-feira (23), às 20h com o espetáculo “Não Me entrego, Não!”, monólogo de Othon Bastos, um dos atores mais consagrados da dramaturgia brasileira. Os ingressos para a peça, no Teatro Municipal, já estão disponíveis neste link.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Até 1º de novembro, São José dos Campos será palco para grupos dos mais variados estilos se apresentarem. Confira a programação completa.
No espetáculo de abertura, Othon Bastos brinda a plateia com a experiência de quem criou muitos tipos e começou diversas histórias tantas vezes ao longo da vida. Aos 92 anos, ele contabiliza mais de 70 de carreira.
No primeiro monólogo de sua trajetória, Othon dividiu escritos com o diretor da peça, Flávio Marinho, que fez toda a pesquisa e condensou os principais acontecimentos da vida do ator, dividindo em blocos temáticos, como trabalho, amor, teatro, cinema, etc.
Fazendo as vezes de sua memória, está a atriz Marta Paret, que entra para fazer descrições nos relatos contados por Othon, que abrangem acontecimentos dos seus 11,12 anos, até os dias atuais.
“É um momento único, mesmo: meu primeiro monólogo e sobre a minha própria vida. É uma experiência muito forte eu ter que ser o meu próprio centro em cena. Mas não trazemos nenhuma lembrança amarga, apenas as alegres e divertidas, para levar curiosidades que vivi ao longo desses anos todos ao público, que saberá o que se passa com um ator – que é uma pessoa comum. Mas, quando se recebe um dom como esse, você tem a capacidade de doar o que recebeu. Então é isso que eu quero, me doar - e que as pessoas me leiam. Quero que elas vejam quem eu sou e como sou”, afirma Othon.
Selecionados
A programação do Festivale será composta por 26 espetáculos teatrais selecionados pela organização do evento, peças viabilizadas por meio de editais, atrações inscritas no projeto Circulação, além de convidados.
O Festivale também vai oferecer ações formativas, que vão de workshops a debates, em diversos espaços públicos culturais de São José.
Mais de 500 profissionais irão trabalhar nos bastidores do Festivale, que tem público estimado de 30 mil espectadores.
A 39ª edição do Festivale é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), com promoção das rádios Jovem Pan FM e CBN Vale FM.
Barcelona se reabilita com goleada na Champions
Time catalão vence por 6 a 1
Projeto que impede cobrança por bagagem de mão em voos tem urgência aprovada
Proposta segue agora para o Senado
Jacareí inicia aplicação de avaliações do Saeb para 2.200 estudantes
Exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica começaram nesta terça-feira (21)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.