Por Gilmar Torquato Em Cultura

Mitos e verdades sobre o cálcio

2014_bem_estar_calcio_ossos_divulgacao_ler_saude.jpg

Definições do Cálcio

Divulgação/LerSaúde

Recomendação da classe médica é receitá-lo com prudência. Mineral sempre foi incluído no sistema terapêutico e entra no roll das chamadas medidas não medicamentosas para a boa saúde, ao lado de praticar exercícios, ter boa dieta e fazer exercícios.

O mineral não é importante apenas para evitar a osteoporose, mas é necessário para todo o organismo. “Você precisa de x de gordura, x de carboidrato e 1.200mg de cálcio, quantidade que não é só para o osso. Para o coração bater, é preciso cálcio; para a fígado fazer a metabolização vai cálcio; vários órgãos usam o mineral.” diz Sebastião Cezar Radominski, chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso).

O profissional enfatiza que as mudanças de orientação na medicina são muito comuns. “A medicina é uma ciência de verdades passageiras. A partir de um estudo, outros médicos fazem outras pesquisas, e novos resultados surgem. No caso do suplemento do cálcio, novos trabalhos mostraram que o índice cardiovascular foi o mesmo, contrariando Bolland.

Mas como ficamos? De um ambiente que era totalmente do bem, se transformou no mal, e agora não é tão mal assim. Por isso, precisamos ter um estudo bem mais amplo, com maior número de pessoas, para chegar a uma conclusão. Estudos recentes comprovam que não é tão perigoso usar cálcio, desde que seja com dieta, que não exceda a taxa diária de 1.200mg, mesmo com o suplemento. Não pode extrapolar. A adequada ingestão permanece importante, e sua suspensão depende de cada caso.”

O cálcio é um nutriente fundamental para manter os ossos fortes por toda a vida. Ele também tem papel de destaque em outras funções vitais, como as batidas do coração e transmissão de impulsos nervosos. A má notícia é que o brasileiro ingere, em média, 450 miligramas do mineral diariamente, o que representa menos da metade da recomendação de consumo, que são 1.000 miligramas. A preferência por alimentos pobres do ponto de vista nutricional e a dificuldade de incluir leite e derivados na dieta motivam a baixa ingestão de cálcio.

O médico nutrólogo Daniel Magnoni esclarece alguns mitos e verdades sobre o nutriente fundamental para manter a saúde e o bem-estar.

As melhores fontes de cálcio são o leite e seus derivados
Verdade
O cálcio contido em leite, queijos e iogurtes é mais bem absorvido pelo organismo, mas uma dieta variada é sempre recomendável. Sardinha, laranja, semente de gergelim, salsa, rúcula, linhaça, manjericão, grão-de-bico, soja, brócolis e amêndoas também são fonte do mineral

Não se deve ingerir ferro e cálcio juntos
Verdade
É comum que um nutriente interfira na absorção de outro. No caso de ferro e cálcio, eles disputam o mesmo espaço, mas lembre-se de que a absorção de um nutriente ocorre horas depois de sua ingestão. Sendo assim, é possível incluir porções de alimentos ricos em cálcio no café da manhã e nos lanches e garantir um bom aporte de ferro, priorizando carnes vermelhas e verduras de folhas escuras como espinafre e couve, no almoço e no jantar.

Apenas os mais velhos precisam se preocupar em ingerir cálcio para evitar problemas nos ossos
Mito
Como é um nutriente vital, o cálcio deve ser ingerido durante toda a vida. As mulheres, em especial, precisam manter a ingestão do mineral em dia para prevenir eventuais problemas ósseos na maturidade. A menopausa dificulta a absorção do nutriente. O cálcio tem papel de destaque em outras funções vitais, como as batidas do coração e transmissão de impulsos nervosos.

Todos os suplementos de cálcio são iguais
Mito
Existem diversos tipos de produtos, que vão desde formulações líquidas e com sabor neutro até comprimidos grandes e de difícil dissolução. Atualmente, encontra-se no mercado um tablete mastigável com sabor de chocolate. O cálcio contido nele é quase totalmente absorvido pelo organismo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gilmar Torquato, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.