Museu subaquático de arte
The New York Times
Um museu sem catracas, cordões de isolamento, alarmes. O Musa, Museu Subaquático de Arte (musacancun.org), expõe mais de 500 esculturas (a maioria, de humanos em tamanho natural) sob as águas cristalinas do mar de Cancún, entre Isla Mujeres e Punta Nizuc. Anualmente, recebe 750 mil visitantes.
O projeto foi criado em 2009 por Jaime Gonzáles Cano, diretor do Parque Marinho Nacional; Roberto Diaz Abraham, presidente dos Associados Náuticos de Cancún; e o escultor inglês Jason deCaires Taylor. Além de Taylor - autor da maior parte das obras -, outros quatro artistas têm obras expostas no Musa.
Os moldes das esculturas foram feitos de concreto alcalino (material que favorece a fixação dos corais) e modelado sobre os corpos de pessoas reais, escolhidas com base na diversidade de estereótipos e características físicas de moradores de Cancún. Repare: cada uma carrega uma expressão diferente.
Há, por exemplo, um homem ajoelhado, com a cabeça enterrada na areia, chamada The Promise. Outra, Inertia, revela um homem em frente à TV, segurando um prato com hambúrguer e batata frita.
O museu tem como objetivo revelar a interação entre a arte e a ciência de conservação da biodiversidade. Suas instalações ocupam uma área de mais de 420 metros quadrados e as obras, juntas, pesam mais de 200 toneladas. A localização das esculturas promove a recuperação de recifes naturais, sendo a própria natureza responsável por sua manutenção.
Para visitar as obras, há apenas duas regras: ir com um guia (você encontra a lista com as operadores credenciadas no próprio site do museu; preços variam de US$ 50 a US$ 70) e não tocar nas esculturas. O passeio é dividido em duas galerias principais, Manchones Hall e Salão Nizuc. A primeira, em uma área de 8 metros de profundidade, concentra o maior número de esculturas e pode ser visitada por nadadores com bom fôlego e mergulhadores; a segunda, em Punta Nizuc, está a 4 metros de profundidade, sendo adequada apenas para snorkeling.
FORA D’ÁGUA
Se quiser ter uma ideia das obras sem necessariamente ter de mergulhar, siga para o Shopping Plaza Kukulcán. No segundo andar, há réplicas das estátuas e um breve resumo, em texto e vídeo, do que o visitante encontrará no fundo do mar. O espaço simula o universo subaquático e permite ao visitante ver as estátuas de perto, encostar e fotografar. A visita é gratuita.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.