Por Heitor Reali e Silvia Reali Em Cultura

Reino Unido: uma viagem pelo Jardim Global

2014_turismo_reino_unido_eden_project_divulgacao_edenproject.jpg

Try Gravity, nova área dentro do complexo do Eden Project

Divulgação/Eden Project

Projeto Eden
De imediato, a visão das instalações futuristas do Eden Project (edenproject.com), em St. Austell, a meia hora de Fowey, no Reino Unido, nos fez acreditar que havíamos chegado a uma colônia em outra galáxia. Mas o que vêm a ser as grandes estruturas pousadas naquele extenso e belo jardim? Resposta rápida que nos traz de volta à Terra: oito gigantescas cúpulas interligadas, revestidas de plástico que deixam passar a luz solar e servem de isolamento térmico. Na opinião de Dan Ryan, um dos diretores do Eden, trata-se de um Jardim Global.

No interior das estufas, dois biomas: o Mediterrâneo, com plantas da área homônima, além da Califórnia e da África do Sul, e o Floresta Tropical, com exemplares da Amazônia, Malásia e África Ocidental. Outro bioma, a céu aberto, reúne espécies da Inglaterra e países europeus com clima semelhante.

A grandiosidade no interior das estufas surpreende não só pelas plantas e suas variedades, mas pela atmosfera que as envolve. Na Floresta Tropical, não será uma surpresa se, de repente, começar a chover, ou se ouvir uma cascata ao longe. Tudo é feito para criar um ambiente tropical - o que também vale para o incômodo calor.

O Eden vai além de um jardim botânico. Promove palestras sobre a questão ambiental, bem como eventos que têm como objetivo provocar debates e conscientizar sobre mudanças comportamentais - de governos, empresas e indivíduos - para o futuro do planeta.

Polperro
Rochedos, grotões e penhascos íngremes se desenham no litoral da Cornualha. Em alguns pontos, os paredões dão trégua e se abrem para uma pequena baía abrigada do banzeiro das marés. Locais perfeitos para morada de pescadores ou refúgio de piratas. Polperro, a 20 minutos de carro de Fowey, é um deles. Vindos do oceano, os barcos coloridos dos pescadores ziguezagueiam por uma passagem entre as rochas, cruzam o dique construído pelos moradores para então descansar no porto que é, ao mesmo tempo, o coração da aldeia. Algumas casas se transformaram em lojas de artesanato em madeira entalhada, outras são restaurantes com pratos à base de peixes e lagostas ou, ainda, hospedagens estilo cama e café.


Primo da Empranada
O cornish pasty é um prato tradicional da Cornualha - desde 2011 tem PGI (denominação de origem). Ele teria surgido quando as mulheres dos trabalhadores das minas de cobre reduziram os pastelões para que seus maridos tivessem uma refeição prática e nutritiva. A massa é feita de farinha, manteiga e sal; no recheio, carne, batata, ovo e temperos

O Mar como Inspiração
De frente para a baía, o Porthminster Café (foto; porthminstercafe.co.uk) é especializado em frutos do mar - faça reserva. Em Fowey, The Old Quay (theoldquayhouse.com) fica voltado para o estuário e serve peixes grelhados e pratos tradicionais. Outro de especialidade similar - e com uma excelente tábua de queijos - é o The Elephant (elephantrestaurant.co.uk), em Torquay

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Heitor Reali e Silvia Reali, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.