O FIS – Festival Inernacional de Teatro de Sombras chega à sua 12ª edição com espetáculos, seminários e uma programação inteiramente gratuita.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O evento acontece entre os dias 3 e 12 de outubro de 2025 em Taubaté, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal. Produzido pela Cia. Quase Cinema, o Festival é o único que traz protagonismo a arte do Teatro de Sombras, linguagem milenar que atrai e encanta públicos de todas as idades.
O Festival é destaque na região por receber produções de diferentes partes do mundo, uma troca rica e sensível que só uma arte acessível como esta pode proporcionar.
A abertura oficial desta edição acontece no dia 3 de outubro, às 19h30, no SESC Taubaté, com o espetáculo “Matin”, da companhia belga Cie A Prendre ou à Voler, que mistura sombras e trapézio em uma experiência visual única. A circulação continua a partir daí com 14 espetáculos de oito países: México, Argentina, Itália, Alemanha, Noruega, Chile, Espanha e Bélgica.
Produções brasileiras também fazem parte da programação. Visitam o Vale do Paraíba companhias de São Paulo, Brasília, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Além dos espetácilos, o Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza uma residência artística com o grupo mexicano Chipotle Teatro, de 6 a 8 de outubro, no SESI Taubaté. Completam as atividades, dois seminários ministrados pela Cia. Quase Cinema nos dias 10 e 11 de outubro.
“As sombras encantam pessoas de todas as idades, despertando a imaginação e proporcionando momentos únicos”, afirma Ronaldo Robles, co-criador e coordenador do festival.
“Nosso objetivo é criar um espaço de diálogo, experimentação e diversão, onde o público possa se emocionar, aprender e se surpreender com as infinitas possibilidades do teatro de sombras.” Assim, o FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras chega para mais um ano repleto de trocas entre artistas, pesquisadores e público, aproximando a todos desta linguagem cênica tão especial, que convida o espectador não apenas para ver, mas para experienciar.
São Sebastião discute vale-alimentação de R$ 1 mil para vereadores
Análise está prevista para esta terça-feira (11)
Toninho Colucci confirma pré-candidatura a deputado federal
Prefeito de Ilhabela atende a pedidos de lideranças regionais
Projeto de lei em São José propõe defesa pessoal nas aulas de educação física
Proposta do vereador Senna quer ensinar luta corporal nas escolas municipais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.