Cultura

RMVale: Festival Internacional de Teatro de Sombras começa neste final de semana

Espetáculo acontece em 4 cidades da região até 12 de outubro

Escrito por Meon

04 OUT 2025 - 16H00 (Atualizada em 04 OUT 2025 - 19H07)

Divulgação/Assessoria

O FIS – Festival Inernacional de Teatro de Sombras chega à sua 12ª edição com espetáculos, seminários e uma programação inteiramente gratuita.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O evento acontece entre os dias 3 e 12 de outubro de 2025 em Taubaté, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal. Produzido pela Cia. Quase Cinema, o Festival é o único que traz protagonismo a arte do Teatro de Sombras, linguagem milenar que atrai e encanta públicos de todas as idades.

O Festival é destaque na região por receber produções de diferentes partes do mundo, uma troca rica e sensível que só uma arte acessível como esta pode proporcionar.

A abertura oficial desta edição acontece no dia 3 de outubro, às 19h30, no SESC Taubaté, com o espetáculo “Matin”, da companhia belga Cie A Prendre ou à Voler, que mistura sombras e trapézio em uma experiência visual única. A circulação continua a partir daí com 14 espetáculos de oito países: México, Argentina, Itália, Alemanha, Noruega, Chile, Espanha e Bélgica.

Produções brasileiras também fazem parte da programação. Visitam o Vale do Paraíba companhias de São Paulo, Brasília, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Além dos espetácilos, o Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza uma residência artística com o grupo mexicano Chipotle Teatro, de 6 a 8 de outubro, no SESI Taubaté. Completam as atividades, dois seminários ministrados pela Cia. Quase Cinema nos dias 10 e 11 de outubro.

“As sombras encantam pessoas de todas as idades, despertando a imaginação e proporcionando momentos únicos”, afirma Ronaldo Robles, co-criador e coordenador do festival.

“Nosso objetivo é criar um espaço de diálogo, experimentação e diversão, onde o público possa se emocionar, aprender e se surpreender com as infinitas possibilidades do teatro de sombras.” Assim, o FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras chega para mais um ano repleto de trocas entre artistas, pesquisadores e público, aproximando a todos desta linguagem cênica tão especial, que convida o espectador não apenas para ver, mas para experienciar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.