Neste sábado, 13 de setembro, às 10h, será aberta a Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus, no Quilombo Abayomi, bairro Campo dos Alemães, em São José dos Campos.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O espaço é resultado da contrapartida do projeto Ação Socioeducativa de Fomento à Leitura “Lendo Histórias, Narrando Vivências”, realizado pela agência de impacto social Zarabatana e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (027/FMC/2024), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Com um acervo que reúne títulos de diferentes gêneros, a biblioteca nasce como um espaço democrático de acesso à leitura, de convivência e de fortalecimento da identidade cultural local.
Para a fundadora do Quilombo Abayomi, Ingrid de Sá, a inauguração simboliza um marco para a comunidade:
“As bibliotecas comunitárias são muito mais do que um espaço de livros. Elas são territórios de resistência, onde a juventude periférica acessa informação, produz conhecimento e cultura. As melhorias realizadas aqui representam uma conquista coletiva, que fortalece nosso direito à educação e amplia oportunidades para as próximas gerações. Essa é a prova de que políticas públicas de fomento à cultura transformam realidades.”
A cerimônia de entrega, aberta ao público, contará com apresentações culturais do programa Arte nas Ruas (FCCR), e a realização da oficina “Se essa casa fosse minha”, uma atividade lúdica com blocos de madeira transformados em casinhas coloridas, personalizadas com desenhos e retalhos, abordando moradia, território e pertencimento, com Janaína Vieira. Também haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Sobre o projeto
O projeto “Lendo Histórias, Narrando Vivências” realizou 12 oficinas de contação de histórias e escrita criativa em territórios periféricos previamente mapeados. Os encontros tiveram como público estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), população em situação de rua, pessoas privadas de liberdade e usuários de equipamentos de saúde mental de São José dos Campos.
Inspiradas no livro “Monólogo Interpessoal Sem Título”, de Maja Gabriel, as oficinas aplicaram princípios da educação popular, propondo espaços horizontais de criação coletiva. A proposta era simples: papel, caneta, leitura em voz alta e liberdade para escrever sem censura ou forma obrigatória — um exercício de escuta, troca e fortalecimento de vínculos.
O que é a Zarabatana?
A Zarabatana é uma agência de impacto social que conecta comunidades, ideias e territórios por meio de projetos culturais, educacionais, sociais e ambientais. Atua como uma incubadora de processos regenerativos, construindo cada ação como semente de transformação. 🔗 Saiba mais em Instagram: @zarabatanasocial
Serviço
Inauguração da Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus
📍 Quilombo Abayomi – Rua Padre Wilson Cunha, 197, Campo dos Alemães, São José dos Campos
📅Sábado, 13 de setembro de 2025
⏰ A partir das 10h
🎟 Evento gratuito e aberto ao público
Programação
10h00 – 13h00 | Distribuição gratuita de pipoca e algodão doce
10h00 – 11h00 | Apresentações culturais do programa Arte nas Ruas (FCCR)
11h00 – 11h30 | Cerimônia oficial de entrega da Biblioteca Comunitária
11h30 – 12h30 | Oficina “Se essa casa fosse minha”, com Janaína Vieira
12h30 – 13h00 | Encerramento
Ilhabela promove formação sobre Lei Maria da Penha nas escolas
Projeto capacita educadores para identificar e proteger vítimas de violência doméstica
Sábados Musicais terá mistura de ritmos e homenagem a Djavan
Nilton Blau e Cabelo de Milho se apresentam neste sábado (13)
Turista argentino é encontrado morto no Rio
Alejandro Mario Ainsworth teve contas movimentadas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.