Por Renan Simão Em Cultura

São Sebastião quer comunidade envolvida no Carnaval

O novo presidente da Asec (Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas) Everaldo Martins de Souza afirma que o Carnaval de São Sebastião "esteve distante da comunidade nos últimos oito anos" e quer mudar essa situação com a preparação e o envolvimento da comunidade.

Gestão vai integrar quinta escola da cidade no Carnaval 2015

Souza, que tem mandato até 2016, disse que boa parte das fantasias e alegorias das escolas de samba de São Sebastião é feita em São Paulo, São José dos Campos e Guaratinguetá, pouco é feito pelas comunidades das quatro escolas da cidade - são elas Acadêmicos de São Francisco, Ki-Fogo do Pontal da Cruz, Mocidade Independente da Topolândia e X-9 do Canto do Mar.

"O carnaval se profissionalizou demais fora de São Sebastião e não dentro", afirma o presidente que diz acompanhar o Carnaval da cidade por 30 anos. "Por isso nós temos que qualificar as nossas comunidades, para que possamos formar alegoristas, mestres de bateria, gente saiba confeccionar fantasia, entre outras funções".

Para conseguir essa profissionalização local, a Asec pretende oferecer cursos conveniados à Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e à Fesec (Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo).

Outra meta para o mandato de Souza é a integração da quinta escola de samba de São Sebastião, a Guerreiros do Samba, que vai participar do Carnaval de 2015 em caráter experimental e, se aprovada, vai fazer parte da Asec de vez.

Segundo Sousa, a prefeitura apenas fornece verba para a estrutura física do Carnaval (som, arquibancada, decoração das ruas, etc.) e, a princípio, não vai disponibilizar recursos financeiros para os cursos da Asec.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Renan Simão, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.