O Parque da Cidade será palco, a partir desta quinta-feira (24) a domingo (27), do Revelando SP.
A festividade será uma das principais atrações da programação de aniversário dos 258 anos de São José dos Campos.
Maior evento de valorização das culturas tradicionais paulistas, o Revelando SP reúne 162 participantes de 77 municípios e 13 regiões do estado, com representações em artesanato, culinária e manifestações culturais.
Promovido pelo Governo do Estado, o evento, que fica aberto ao público das 16h às 22h na quinta-feira (24) e das 10h às 22h nos demais dias, conta com a gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e correalização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
“O Revelando SP impulsiona a geração de renda, fortalece saberes transmitidos entre gerações e amplia o alcance de produtos e práticas tradicionais em escala estadual”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. “É um evento que movimenta diversas cadeias produtivas e reafirma o papel da cultura como propulsor de desenvolvimento.”
A agenda de shows traz grandes nomes da música brasileira: Cezar & Paulinho abrem o evento no dia 24; Facmol – Orquestra de Sopros e Percussão, e Sami Rico sobem ao palco no dia 25; Jackson Antunes convida Leyde & Laura no dia 26; e Renato Teixeira encerra a programação ao lado da Orquestra Joseense, em celebração ao aniversário da cidade.
Artesanato
Nos estandes de artesanato, o público poderá conferir peças produzidas com diferentes técnicas e materiais – como trançados, tecelagem, bordados, entalhes e esculturas – que resultam em cestas, brinquedos, vasos, gamelas, tapetes e adornos pessoais.
Na área da culinária, o cardápio inclui pratos típicos, como galinhada, feijão tropeiro, carne na lata, arroz vermelho e a curiosa comida de lobisomem. Quitutes regionais também ganham destaque, entre eles o bolinho caipira, o sanduíche de linguiça bragantina e doces preparados à base de milho e amendoim. Uma feira solidária completa a programação, com produtos cujas vendas serão destinadas a entidades assistenciais da região.
Entre as manifestações culturais, o público poderá acompanhar apresentações de jongo, moçambique, congada, folia de reis, quadrilha de bonecões, música e dança cigana, coral indígena, moda de viola e batuque de umbigada.
Essa edição conta ainda com a exposição Arte Sacra para Ver e Sentir, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, e o espaço Experimenta!, onde os visitantes poderão fazer uma série de experiências imersivas, passando de espectadores a criadores.
Passeios exclusivos em Nova York
O que fazer quando você busca uma experiência única
Cantores da RMVale disputam vaga no Mundial de Karaokê na Tailândia
Saiba quem são os representantes da região
Trump dá 10 dias para Putin acabar com guerra na Ucrânia
Presidente americano ameaça sanções se Rússia não avançar em negociações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.