Cultura

SJC: Parque Vicentina Aranha recebe Teatro Mamulengo

Programação cultural ocorre neste sábado (23)

Escrito por Meon

22 AGO 2025 - 15H30 (Atualizada em 22 AGO 2025 - 15H32)

Divulgação

Um teatro de bonecos com identidade nordestina ocupará o Parque Vicentina Aranha neste sábado, 23 de agosto, às 10h. O Grupo Teatro do Imprevisto apresentará o espetáculo “Solteira sim, sozinha nunca”, uma comédia popular, a partir do projeto “Mamulengo Itinerante”, realizado com financiamento da Lei Aldir Blanc e apoio da Fundação Cultural.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Espetáculo utiliza o humor para tratar de temas sociais relacionados ao universo feminino. A trama acompanha Maricota, uma boneca que foge de um casamento arranjado, mas se vê diante do dilema de aceitar a união para receber uma herança de família. O espetáculo convida o público para se divertir e refletir, de forma crítica, sobre o machismo e as tradições opressoras que afetam a vida da mulher.

A montagem, que completa 15 anos em circulação, retorna aos palcos após uma residência artística realizada no Museu do Mamulengo, em Glória do Goitá (PE), sob orientação de mestres e mestras da linguagem. “Esse processo de estudo aprofundou a pesquisa sobre as formas de salvaguarda e manutenção do mamulengo, especialmente no jogo verbal do boneco com o público”, explica Ricardo Salem, ator e produtor do grupo.

O MAMULENGO

Originário de Pernambuco, no início do século XIX, o mamulengo é um teatro popular de bonecos que combina influências europeias com elementos da cultura brasileira. Com personagens fixos e forte caráter cômico e crítico, estabelece diálogo direto com o público, retomando tradições da commedia dell’arte e dos folguedos portugueses. Em 2015, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.