Pedir um empréstimo pode ser uma boa ideia dentro de uma situação de crise. Isso porque outras alternativas como cartão de crédito ou cheque especial podem complicar ainda mais a sua vida financeira. Por isso é tão importante conhecer as modalidades de empréstimo existentes no mercado e quais estão disponíveis para você, assim, caso você precise, já estará bem informado e dificilmente irá cair de golpes ou pegadinhas de pessoas mal intencionadas.
Dívidas para serem pagas, desemprego, abertura de um novo negócio, compra de um bem de valor, entre outras situações podem ser a causa da necessidade de empréstimo. Porém, antes mesmo de assinar qualquer contrato, você vai precisar saber quais os tipos de empréstimo que existem e qual é o mais adequado para a sua situação. Dessa forma fica mais fácil de organizar sua vida financeira e não cair em ciladas e bolas de neve.
O empréstimo pessoal também é conhecido pelo nome de crédito pessoal e é uma das modalidades mais conhecidas e até mesmo simples que o mercado oferece. Ele costuma ser oferecido por instituições financeiras e suas regras, prazos e taxas de juros variam bastante. Na maioria das vezes, o dinheiro emprestado não tem regras para ser utilizado, ou seja, o cliente pode usar ele da maneira que assim desejar.
Para isso, é necessário fazer uma simulação e se atentar ao prazo, aos juros e ao valor final do contrato. Muito provavelmente você terá que ceder alguns dados pessoais, como CPF e comprovante de renda. Depois de ser feita uma análise de crédito, ela vai decidir a favor ou não de liberar a quantia solicitada.
Empréstimo consignado
Esse tipo de empréstimo se caracteriza por ter o valor da parcela descontado na folha de pagamento do devedor. Ele é exclusivamente oferecido para aposentados, pensionistas, beneficiários do INSS, servidores públicos e colaboradores de empresas credenciadas. O empréstimo consignado é considerado de baixo risco para as instituições financeiras, isso porque o pagamento é automático e garantido, por esse motivo os juros cobrados estão entre os menores do mercado.
No entanto, há alguns limites e condições para poder contratá-lo, como, por exemplo, o valor solicitado não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal total e deve haver autorização expressa do desconto em folha no ato da contratação de crédito. É importante dizer que neste caso, nem sempre é possível antecipar as parcelas, o que pode se tornar uma desvantagem para o consumidor que deseja se livrar logo da dívida.
Empréstimo rotativo
O empréstimo rotativo é bem conhecido por aquelas pessoas que fazem uso do cartão de crédito. Ele funciona como uma espécie de financiamento da fatura e pode ser contratado de maneira automática quando o cliente não realiza o pagamento total da mesma.
Resumindo, o banco cobre o valor que falta da fatura, porém essa modalidade pode te gerar altos juros nos meses seguintes. Mesmo que ele evite que seu nome seja inscrito de imediato nos serviços de proteção ao crédito, é importante ficar atento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.