Por Do Meon* Em Brasil & Mundo

Sabri Lamouchi: ousado e competente

lamouchi_costa_do_marfim_getty_imnges

Sabri Lamouchi transformou os marfinenses dentro de campo

Getty Images/Fifa.com/Divulgação

O técnico da Costa do Marfim, Sabri Lamouchi, se parece bastante com o jogador calmo que já foi um dia. Incansável, o ex-volante francês de 42 anos passou por clubes como Auxerre, Inter de Milão e Olympique de Marselha, além de ter disputado 18 partidas pela França. Dentro de campo, sempre fazia as escolhas certas. Agora à beira do gramado, não perdeu o hábito.

"Estamos tentando encontrar o nosso próprio estilo. Faz dois anos que estamos trabalhando juntos, construindo esse grupo. Aprendemos a nos conhecer e queremos imprimir a nossa marca dentro de campo”, diz ao site da Fifa.

Duvidoso quando assumiu o comando da Costa do Marfim, em maio de 2012, Lamouchi os dissipou à medida que avançou na sua missão. Logo na sua primeira experiência como treinador, o ex-jogador nascido em Lyon está a uma vitória de classificar os Elefantes às oitavas de final da Copa do Mundo da Fifa pela primeira vez na história uma estreia de sucesso ditada por decisões corajosas: o treinador abriu mão de Didier Drogba e Kolo Touré, por exemplo, e deu mais espaço para jovens como Serge Aurier, uma das revelações do Brasil 2014.

Brilhantes na abertura da campanha com a vitória de 2 a 1 sobre o Japão, os africanos fizeram uma apresentação cheia de personalidade que merecia mais que uma derrota diante da Colômbia, também por 2 a 1. "Adorei o desempenho da minha equipe nessa partida e acho que podemos ver grandes vitórias na derrota, e vice-versa. Se jogarmos assim, não deveríamos perder tantos jogos. Além disso, os adversários nem sempre terão a qualidade da Colômbia", explica.

Um luto e um desafio O próximo adversário, justamente, será uma Grécia que soma um ponto e nenhum gol marcado na competição. Mas, como sempre, a prudência se impõe. "Nada de empolgação. Estamos concentrados nesse confronto. Sabemos que uma vitória nos fará ficar na história do futebol marfinense, o que seria uma grande realização. Os jogadores têm consciência disso, portanto seria inútil tentar pressioná-los ainda mais. Não se pode esquecer que a Costa do Marfim só disputou oito partidas em Copas do Mundo, o que não é muito. Essa classificação não tem nada de certo. Precisamos conquistá-la dentro de campo contra uma equipe grega que possui um bloco defensivo bastante sólido. Sabemos disso, então precisamos nos preparar de acordo”, afirma Lamouchi.

Naturalmente, o duelo desta terça-feira em Fortaleza terá um sabor especial para os irmãos Touré e para toda a família formada pelos Elefantes. "O grupo está ao lado deles. Com essa escolha, acho que Yaya e Kolo também quiseram nos mostrar que estão do nosso", conclui o treinador.

(*com informações do site da Fifa)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon*, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.