O mesatenista brasileiro Hugo Calderano foi impedido de entrar nos Estados Unidos por ter visitado Cuba em 2023. Segundo sua assessoria, o veto aconteceu mesmo ele usando passaporte de Portugal, país que integra o programa de isenção de visto dos EUA.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Calderano tentou entrar nos EUA através do programa ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), que permite que cidadãos de 42 países viajem a turismo ou negócios por até 90 dias sem visto tradicional. O Brasil não faz parte, mas Portugal sim — e o atleta tem dupla cidadania.
No entanto, de acordo com uma regra implementada em 2015, quem tiver visitado países classificados como “de risco” pelo governo americano perde o direito ao benefício. A lista inclui Coreia do Norte, Irã, Iraque e, desde 2023, Cuba.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Como Calderano esteve na ilha caribenha no ano passado, ele precisaria solicitar um visto tradicional — o que não foi feito. A norma foi criada como parte da política de “Prevenção à Circulação de Terroristas”, e Cuba foi incluída já na gestão do presidente Joe Biden.
Ibovespa sobe 1,35% e bate novo recorde
Bolsa brasileira fecha aos 140.928 pontos
Suspeita de tráfico interestadual é transferida para presídio em Tremembé
Ana Lúcia Ferreira, conhecida como Ana Paraguaya, é investigada por ligação com PCC e CV
Europa pode acabar com cobrança por bagagem de mão em voos
Proposta do Parlamento Europeu garante mala de até 7kg sem custo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.