Esporte

Cão-Guia Homer: o labrador tricampeão que é o mascote oficial da delegação de SJC

Parceiro da atleta Viviane dos Santos, o labrador de 3 anos conquistou sua terceira medalha nos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp)

Escrito por Maria Júlia da Silva Binotto

11 NOV 2025 - 18H40

Divulgação/ Gov SP

A delegação de São José dos Campos conquistou o tricampeonato geral dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), liderando a classificação com 52 pontos. Mas, além dos 57 atletas e da comissão técnica, um membro da equipe garantiu um brilho extra e uma medalha de honra: Homer, um labrador de 3 anos e 5 meses.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Homer é o cão-guia de Viviane Aparecida dos Santos, atleta deficiente visual que representa a cidade no goalball e no atletismo. O labrador é uma "figurinha carimbada" nas competições e acompanhou sua tutora em todas as etapas, sendo o mascote oficial da dele delegação.

Na final estadual do Paresp, que reuniu atletismo e natação, Viviane conquistou três medalhas de prata nos 100m, 200m e 400m. No pódio de campeão geral, Homer estava lá, posando simpático com sua própria medalha.

 “Onde quer que eu vá, levo o Homer comigo. Ele é um cão amável, carinhoso. Toda a equipe de São José dos Campos é apaixonada por ele. O Homer é querido até nos locais de competição. No Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro ele é tratado como mascote”, conta Viviane.

Parceria que Transforma Vidas

Esta não é a primeira vez que Homer é premiado. "No Paresp ele sempre foi lembrado. Desde a primeira edição, em 2023, ele é premiado”, comenta a tutora.

A parceria entre Viviane e seu cão-guia vai muito além das pistas e ginásios. A atleta joseense reforça que a convivência com o animal mudou sua vida por completo. “Eu seria uma pessoa triste sem o Homer. Ele faz toda a diferença na minha vida. Me alegra, me dá autonomia. É o meu parceiro de todas as horas, a minha terapia diária”, emocionou-se.

A temporada 2025 do Paresp reuniu mais de 1.800 atletas em seis etapas. São José dos Campos liderou a classificação geral com dez pontos de vantagem sobre a vice-líder Sorocaba (42 pontos), garantindo o troféu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maria Júlia da Silva Binotto, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.