A Praia do Perequê, em Ilhabela, recebeu no último sábado (8), a segunda etapa do calendário 2024 do XTERRA Brasil – maior circuito off-road do mundo. O evento contou com cerca de 2.500 competidores divididos nas provas de Triathlon Full, Trail Run 5, 10 e 21k, Natação FAP (parceria com a Federação Aquática Paulista) e tradicional corrida Super Kids.
+ Leia mais notícias do Litoral Norte
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Na sexta (7), o evento iniciou com o XTERRA Village, arena aconchegante que oferece aos atletas trocas entre eles e experiências com marcas parceiras, além da retirada de kits. O evento também contou com a estreia da nova apoiadora do XTERRA Brasil, a adidas, que apresentou as novidades da linha Terrex, desenvolvida para a prática de esportes de aventura, proporcionando a melhor experiência para a realização de atividades ao ar livre.
Sábado (8), o dia amanheceu ensolarado, com o nascer do sol encantando e alegrando todos os presentes para o início da competição. Assim que os competidores começaram a chegar na arena XTERRA, a praia do Perequê foi tomada pela adrenalina, proporcionando o lema We Play. We Protect.
Na categoria Trail Run 21k, com o tempo de 2h08m05s, a grande vencedora foi Geisla dos Santos Moraes, veterana na etapa de Ilhabela. "O percurso já é conhecido, afinal eu sou moradora da ilha, mas isso não tira todo desafio que enfrentamos ao longo do caminho, dentro de casa a pressão sempre é maior. Usei a prova de Ilhabela e provavelmente eu também dispute a próxima etapa em Caraguá já pensando no Mundial", comemorou a atleta.
Na categoria masculina, o mineiro Claudiano Pires de Souza foi o grande vencedor. "O percurso foi bem desafiador, mas consegui me superar para conseguir a vitória. Usei de estratégia em alguns pontos para conseguir me sobressair", comentou.
Ainda pela manhã, os atletas de triathlon enfrentaram o forte calor que fez na região do litoral norte de São Paulo, além de encarar o mar e os percursos desafiadores do Mountain Bike. Na categoria masculina, repetindo o título da etapa anterior em Ilha Grande (RJ), o mineiro Hugo Amaral levou o título de campeão. O atleta de Juiz de Fora comemorou o feito e citou que a prova serviu de preparação para o Mundial ainda esse ano.
"O percurso foi um dos mais fluídos que já participei, sendo que desde 2010 eu participo da etapa de Ilhabela. Como o tempo está seco, as trilhas também estavam mais secas, então alguns trechos que a bike escorregava, que tinha que desmontar, hoje acabou dando para passar tranquilo. Só a parte do rio que não tem jeito, Foi demais, gostei muito de participar novamente. Para o futuro, estou ansioso para etapa do XTERRA na Amazônia, mas o foco é o Mundial na Itália”, falou o atleta, que terminou a prova em 2h40m57s.
Pelo lado das mulheres, a grande vencedora foi a triatleta Sabrina Koester Gobbo, que fechou o tempo de 3h22m42s. A atleta comentou sobre os desafios de encarar mais uma vez o percurso de Ilhabela. "Eu conheço bastante Ilhabela, corro aqui há bastante tempo. Esse ano eu não tive tantas oportunidades para treinar, acabei de me recuperar de dengue, então foi o ano mais sofrido pra mim. Sempre venho aqui porque é a prova mais legal do circuito. Estou bastante satisfeita com meu desempenho e com o primeiro lugar", comemorou a atleta de São Paulo.
Parceria XTERRA e Prefeitura de Ilhabela: Presente todos os anos no calendário do XTERRA, Ilhabela virou cartão-postal do evento, com suas belas paisagens e trilhas que enchem os olhos do competidor casca grossa. A cidade também se destaca como um dos pontos turísticos mais procurados do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude, o Morro do Papagaio, com 1302 metros e o Morro da Serraria com 1285 metros.
André Jubão, Gerente de Projetos do XTERRA Brasil, comentou sobre o evento. "Mais um ano maravilhoso! É bem satisfatório estar na ilha, que representa a tradição do esporte, pois vários eventos acontecem aqui. O XTERRA faz parte do circuito de Ilhabela e sempre somos bem recebidos por todos, pela Secretaria de Esporte, pela Prefeitura, pelas pessoas da ilha. É muito legal ver que Ilhabela continua respirando esporte e continua respirando XTERRA", finalizou.
Na sequência do calendário 2024 do XTERRA serão realizadas as etapas de Caraguatatuba (SP), Manaus (AM), Paraty (RJ) e Búzios (RJ). Para mais informações, acesse: https://xterrabrasil.com.br/.
Confira AQUI todos os resultados da etapa de Ilhabela.
VEJA GALERIA DE FOTOS
XTERRA Brasi em IlhabelamaisXTERRA Brasi em Ilhabelamenos XTERRA Brasi em IlhabelamaisXTERRA Brasi em Ilhabelamenos XTERRA Brasi em IlhabelamaisXTERRA Brasi em Ilhabelamenos XTERRA Brasi em IlhabelamaisXTERRA Brasi em Ilhabelamenos XTERRA Brasi em IlhabelamaisXTERRA Brasi em Ilhabelamenos XTERRA Brasi em IlhabelamaisXTERRA Brasi em Ilhabelamenos
1/6
- Foto: Divulgação/XTerra
- Foto: Divulgação/XTerra
- Foto: Divulgação/XTerra
- Foto: Divulgação/XTerra
- Foto: Divulgação/XTerra
- Foto: Divulgação/XTerra
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.