O presidente da última participação do São José em um Paulistão, Cláudio Santiago, morreu neste domingo ao sofrer um infarto. Antes de assumir o comando do clube, ele já colaborava e também atuava como conselheiro da Portuguesa.
Empresários com postos de combustíveis em São José dos Campos, Cláudio Santiago foi convidado a colaborar com o São José no início dos anos 90. Como um conselheiro já conhecido na Portuguesa de Desportos, chegou ajudando o então presidente joseense Pedro Yves Simão, também já falecido.
Em 1992, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu ampliar o quadro de participantes do Brasileiro da Série B e armou a competição com 32 times divididos em quatro grupos regionalizados de oito. De cada grupo, após turno e returno, os três melhores subiriam à Série A de 93.
Rebaixado no Brasileirão 90, após uma manobra jurídica que devolveu ao Vitória da Bahia os três pontos tirados por utilização de jogador irregular, o São José disputou o Brasileiro da Série B de 91 sem maiores ambições. Já para 92, o então diretor e também falecido Diede Lameiro armou um time em curto espaço de tempo, com jogadores emprestados por Palmeiras, Portuguesa e Santo André.
Na Portuguesa, Cláudio Santiago conseguiu a liberação do meia-atacante Bentinho, do atacante Mathias, do volante Bento e do atacante Esquerdinha. Com eles, o time joseense foi até o último minuto de disputa buscando um gol que valeria acesso ao Brasileirão 93. O América de Belo Horizonte tinha a vantagem no empate em 0 a 0 no Mineirão e subiu junto com o Paraná e o Grêmio.
No ano seguinte, já com Henrique Ferro na presidência do São José, Santiago colaborou ao trazer alguns jogadores interessantes e com destaque para o meio-campista Cristóvão, o atual técnico Cristóvão Borges. Assim, ganhando força no conselho deliberativo do clube, veio a ser eleito presidente no final de 1998.
Para o Paulistão 99, Cláudio Santiago trouxe o técnico José Galli Neto e jogadores com quais também esteve na Portuguesa, como o atacante Tiba, o zagueiro Vladimir, o goleiro Márcio Defendi e o lateral-direito Ayupe, além de um atacante que ainda iniciava uma carreira promissora, Márcio Mexerica.
O campeonato começou com os 12 times divididos em dois grupos de seis. Após 10 rodadas de turno e returno, os dois piores de cada grupo disputariam um quadrangular de descenso que livraria os dois melhores e rebaixaria os dois piores.
No Grupo 1, a Portuguesa (22 pontos), o União Agrícola Barbarense (18) e o Rio Branco de Americana (16) deslancharam. O Ituano (5) afundou rápido e o São José (11) e a Internacional de Limeira (11) ficaram na disputa até o final.
Depois da terceira rodada, Cláudio Santiago resolveu trocar o técnico e trouxe de volta Gilson Nunes, do acesso na Série A-2 de 96. Na 10ª e última, jogando em casa e contra um Barbarense que poupava a maioria dos seus titulares, o time joseense foi mal, empatou por 1 a 1 e terminou atrás da Inter de Limeira.
O técnico Gilson Nunes não voltou para o quadrangular do descenso e Ademir Mello, já falecido, foi chamado para assumir um time que estava praticamente condenado. Nas seis rodadas do quadrangular, o São José somou apenas um ponto ao sofrer cinco derrotas e registrar um empate. O Ituano (10 pontos) também caiu e o União São João de Araras (12) e o Araçatuba (12) escaparam, permanecendo na Série A-1
Após o campeonato, Santiago renunciou ao cargo de presidente do São José e deixou o vice Manoel Bueno no comando do clube. Também parou de frequentar as reuniões do conselho deliberativo joseense e concentrou as atividades na Portuguesa.
Guarda de Jacareí participa de curso com PM do RJ
Atividade voltada para patrulhamento em áreas de risco
SP já emitiu 4 milhões da nova identidade nacional
Em todo Brasil foi emitida mais de 30 milhões
Trump reafirma defesa do dólar contra ataques do BRICS
Presidente destaca início de novas tarifas em 1º de agosto
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.