RMVale

Avó cobra justiça por bebê que morreu em creche de Jacareí

Familiares pedem apuração e melhorias

Escrito por Meon

30 JUL 2025 - 18H40 (Atualizada em 30 JUL 2025 - 18H49)

reprodução

A avó da bebê Manuella Franco Marques, de um ano e três meses, que morreu após passar mal na creche municipal Maria José Capelli, em Jacareí (SP), exige justiça e melhorias para evitar novas tragédias.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Única criança da família, Manuella era considerada um tesouro para seus parentes. Cláudia Aparecida Barreto Marques, avó da menina, lembra com emoção o sorriso da neta, que unia e alegrava a todos.

Duas professoras e a diretora da creche são investigadas por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — após a morte da criança, ocorrida na última segunda-feira (28). "Os pais estão sem chão, mas eu preciso falar para fazer justiça pela minha netinha", lamenta a avó.

Manuella começou a frequentar a creche para que a mãe pudesse trabalhar, mas a perda abalou toda a família. "Ela era o ouro da nossa família, a única criança que tínhamos", disse a avó. "Isso não pode acontecer com outras crianças."

Além do pedido por justiça, a família defende a presença de profissionais da saúde nas creches. "Tem que ter uma enfermeira experiente na creche. As pessoas lá têm treinamento para cuidar, não para socorrer", afirma Cláudia.

O caso está sob investigação da Polícia Civil, que ouviu funcionários e requisitou imagens das câmeras de segurança para apurar o atendimento e possível omissão de socorro. A prefeitura de Jacareí esclareceu que o Samu foi acionado às 11h48 e que a criança começou a passar mal nesse horário, contestando o boletim de ocorrência, que registra sintomas desde as 10h50.

Em nota, a prefeitura informou que, apesar de a presença de profissionais da saúde não ser obrigatória nas creches, técnicos e auxiliares atuavam até 2023, mas foram retirados por determinação do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A administração também ressaltou que oferece capacitação em primeiros socorros aos profissionais da educação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.