Por Meon Em Conteúdo Atualizada em 20 OUT 2021 - 18H41

Anchova na brasa com tomates por Paola Carosella

A chef nos traz uma receita especialíssima com o ‘pomodoro’ que tanto amamos


Divulgação
Divulgação
Paola Carosella

O que seria da atual culinária Italiana sem o tomate? Nada de pizza margherita, salada caprese, spaghetti carretiera, e tantas outras receitas. Ele chegou à Itália somente no fi m de 1500 para revolucionar a gastronomia do país. O “pomodoro“ que tanto amamos é originário das Américas, e foi devagarinho sendo introduzido à mesa italiana. Imagina que no início eles usavam somente para decoração, pois achavam que era um fruto venenoso. Hoje é o produto agrícola mais comprado pela família italiana. O Brasil é o oitavo maior produtor de tomate do mundo com cerca de 63 mil hectares cultivados e produção que atinge a 3,5 milhões de toneladas. O tomateiro é uma planta com ampla capacidade de adaptação às diferentes condições de clima. Embora as condições mais favoráveis de temperatura estejam na faixa de18 a 25ºC, tolera de 13 a 30ºC.

O nome “pomodoro” deriva de “pomo d’oro“, devido a coloração original do fruto que com o passar do tempo foi transformado na cor vermelha que o conhecemos hoje, e com uma grande variedade de tamanhos e formas. A Itália é a primeira na Europa em produção de tomate e a Sicília é a maior região produtora com quase 50% do total. Os maiores produtores de tomate no mundo são China e Estados Unidos, que juntos dominam 50% da produção mundial.Confi ra abaixo uma receita especial elaborada pela chef de cozinha ítalo-argentina radicada no Brasil, Paola Carosella, que está a frente do restaurante Arturito e do café La Guapa e deixa o país ligado no universo da cozinha aos domingos como uma das três juradas do “Masterchef Brasil” na grade de programação da Band.

Anchova na brasa com tomates de Mimi

Ingredientes: Para 4 pessoas:
sal marinho
pimenta-do-reino
1 xícara de migalhas de miolo de pão artesanal amanhecido
2 dentes de alho picado
1 xícara de salsinha picada
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
¼ de xícara de chá de azeite de oliva extravirgem para o recheio, mais o suficiente para dourar e untar
2 filés de anchova de 600 g cada um, aproximadamente folhas de erva-doce
4 colheres de sopa de coalhada
4 tomates italianos, frescos, maduros

Divulgação
Divulgação
Anchova na brasa com tomates de Mimi


Modo de preparo:
• Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento, ou seja, do talo até o final do tomate. Aperte-os levemente sobre uma tigela, como se estivesse espremendo uma laranja, mas com cuidado para não deformá-los. Reserve o suco que se soltou na tigela.
• Tempere os tomates com sal e pimenta e reserve.
• Numa bacia, misture as migalhas de pão, o suco dos tomates, o alho, a salsinha, o queijo parmesão e o azeite. Se necessário, tempere com sal e pimenta. 
• Preaqueça o forno a 200 °C.
• Coloque os tomates em uma assadeira pincelada com azeite e leve ao forno por 10 minutos. Retire e recheie abundantemente com a mistura de pão. Volte ao forno por mais 20 minutos em fogo médio
• Coloque os filés de anchova numa tábua com a pele para cima e faça neles cortes a cada 3 cm ou 4 cm. Os cortes deverão ter 0,5 cm de profundidade e 2 cm de largura, aproximadamente. Tempere com sal e pimenta, de ambos os lados.
• Coloque as folhas de erva-doce dentro dos cortes feitos na pele do peixe. Não precisa picar, elas vão inteiras, para perfumá-lo enquanto ele cozinha.
• Enquanto os tomates estiverem no forno, aqueça uma frigideira de fundo grosso, de ferro ou de barro, de bom tamanho, grande o suficiente para receber os peixes confortavelmente.
• Verta umas 2 colheres de azeite na frigideira quente e coloque os peixes com a pele voltada para baixo, até dourar.
• Deixe por 7 ou 8 minutos, dependendo do tamanho e da altura dos filés.

*Matéria publicado originalmente na revista Metrópole Magazine de abril de 2019

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Conteúdo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.