Por Meon Em Conteúdo

Experimente pão holandês de centeio e de abóbora para sair do lugar comum

No Dia Mundial do Pão, aprenda duas receitas deste alimento tradicional e sagrado

Cacetinho, pão francês, filão, pão de sal. O pão nosso de cada dia é, sem dúvida, um dos alimentos mais antigos, tradicionais e consumidos do mundo. Pouquíssimas pessoas resistem a um pãozinho com manteiga e café com ou sem leite.

Provavelmente é um dos primeiros alimentos manipulados pelo homem e sua história é tão antiga que é difícil dizer quando e onde ele apareceu. Estima-se que tenha surgido há cerca de 12 mil anos, junto com o cultivo do trigo, na região da mesopotâmia, onde hoje está o Iraque.

Pixabay
Pixabay
Pão Francês


Resultado do cozimento de uma massa de cereais, principalmente o trigo, água e sal, o pão atravessou os anos, cruzou oceanos e está na mesa de famílias de quase todo o mundo.

Alimento histórico e para muitos sagrado, os gregos tinham seus deuses do pão e do cereal. Os romanos eternizaram o "pão e circo". No Egito, ele já foi usado para se pagar salários: um dia de trabalho valia três pães e cântaros de cerveja.

O pão sempre foi muito presente e importante no cristianismo, foi um dos alimentos compartilhados por Jesus em sua última ceia e tempos antes foi protagonista de um de seus milagres, a multiplicação dos pães. Jesus nasceu na cidade de Belém, palavra derivado do Hebraico tendo seu sentido mais comum como “casa do pão”.

Um alimento tão importante não poderia deixar de ser homenageado, por isso, o dia 16 de outubro é considerado o “Dia Mundial do Pão”.

Mercado
Um levantamento feito pela Kantar WorldPanel e pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) mostrou que, só no primeiro quadrimestre de 2020, a categoria de pães industrializados teve um crescimento de 6,2% no faturamento e de 7,1% em volume. Segundo a mesma pesquisa, entre as refeições mais rápidas, a escolha pelo sanduíche teve um aumento de 34% justamente pela praticidade que a pandemia exigiu.

Em comemoração à data temos duas receitas de pães longe do lugar comum. Aprenda duas receitas de pães holandeses, um pão cozido de centeio e outro de abóbora, receita da influencer Graciane Eckermann.

Pão cozido de Centeio


Harmke Marlena Kok Kooistra
Harmke Marlena Kok Kooistra
Pão de centeio

Ingredientes:
500 gramas de farinha de centeio
300 ml de água
10 gramas de sal
20 ml de glicose de milho

Modo de preparo:
1. Junte todos os ingredientes e forme uma massa
2. Unte uma forma com tampa, coloque a massa e aperte, se necessário, até que feche bem
3. Coloque a forma de alumínio dentro de uma panela de pressão com água até 2 cm abaixo da altura da forma
4. Deixe ferver por uma hora na panela de pressão
5. Depois retire e pode ser serviço com café ou chá

Pão de abóbora

Ingredientes:
1 xícara (chá) de abóbora cozida amassada
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ de xícara (chá) de leite morno
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (chá) de sal
Uma pitada de páprica doce
Uma pitada de pimenta síria
Uma pitada de zattar
Raspas de limão siciliano
Farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo:
1. Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) de leite morno até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos.
2. Em outra tigela misture a farinha com o sal. Acrescente a abóbora e misture bem. Abra um buraco no centro e junte o fermento dissolvido.
3. Em outra tigela pequena quebre os ovos e bata levemente. Acrescente o restante do leite morno, misturando bem com a mão e adicione os temperos.
4. Enfim, junte a manteiga e amasse bem. Sove até ficar em ponto de véu.
5. Modele uma bola, volte a massa para tigela e cubra com um pano de prato. Deixe descansar até dobrar de tamanho.
6. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e modele o pão no formato de abóbora. Cubra com o pano de prato e deixe crescer por mais 40 minutos. Pré aqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
7. Pincele uma gema de ovo batida no pão já crescido e coloque para assar por 30 minutos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Conteúdo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.