O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sob a gestão do Grupo Chavantes, inicia a campanha Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso com o cuidado integral às mães e bebês, promovendo ações educativas e apoio contínuo às puérperas internadas na maternidade do HMUT.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Durante o mês de agosto, o hospital intensificará atividades voltadas ao tema, como rodas de conversa e orientações individuais às mães internadas. A campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que destaca o leite materno como o alimento mais completo para os bebês nos primeiros meses de vida.
A operadora de caixa Bruna Thayná Ferreira da Silva, 23 anos, deu à luz uma menina há pouco mais de um mês, no HMUT, e agradece a ajuda essencial para conseguir amamentar a filha, Laís. “O leite estava demorando para descer e o pouco que vinha não saciava a bebê. Mas, a Clélia fez massagem, deu dicas e foi mágico. No dia seguinte o leite veio. Ela fez a diferença para mim, para nós”, disse a puérpera, se referindo ao trabalho da técnica de enfermagem do Banco de Leite do HMUT, Clélia Silvéria dos Santos.
Fada do Leite
Reconhecida em Taubaté e região por seu carisma, conhecimento técnico e forte atuação junto às mães no início do processo de amamentação, Clélia se tornou uma profissional fundamental no hospital, auxiliando muitas mulheres com orientações práticas, escuta sensível e incentivo à amamentação.
“Eu amo meu trabalho, amo estar aqui e fazer o que faço. Cada mãe que eu ajudo é uma experiência única para mim”, afirma a profissional, já conhecida por todos, não à toa, como a “Fada do Leite” – que ressalta dicas importantes para as puérperas, como o uso de sutiãs adequados, da posição correta da auréola durante a amamentação, da automassagem bem-feita, além de evitar água quente sobre os seios.
O incentivo contínuo ao aleitamento materno no HMUT também resulta em um importante gesto de solidariedade: a doação de leite pelas próprias puérperas atendidas na unidade. Em média, o hospital recebe cerca de 9 litros de leite por mês, destinados aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, reforçando o impacto positivo das ações de orientação e acolhimento às mães desde os primeiros dias de vida dos bebês.
Para a Dra. Letícia Bellotto Turim, advogada especializada no terceiro setor e presidente do Grupo Chavantes, campanhas como o Agosto Dourado reforçam esse cuidado, promovendo informação e ações concretas. “O aleitamento materno é um dos pilares da saúde infantil e um compromisso permanente do HMUT. Nosso objetivo é garantir que todas as puérperas tenham o suporte necessário para amamentar com segurança e confiança”, afirma.
Ações Programadas
Durante o mês de agosto estão previstas ações voltadas aos colaboradores dos blocos materno, cirúrgico, do Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico e do Posto de Coleta de Leite Humano, como a palestra: “Amamentar é Cuidar: Capacitação para o Suporte Humanizado do Aleitamento Materno”. As gestantes e puérperas do HMUT também serão orientadas de forma individualizada entre os dias 15 e 22 de agosto, com uma reflexão sobre o tema: “Priorizar a amamentação é cuidar de vidas e do planeta”.
Benefícios do leite materno
Segundo dados do Ministério da Saúde, o leite materno protege o bebê contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Ele também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Há evidências, também, de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.
A amamentação também oferece benefícios à mulher, já que reduz os riscos de hemorragia no pós-parto e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho.
Geraldo Alckmin recebe prefeitos do Litoral Norte nesta terça-feira (5)
Pauta será demandas da privatização do Porto de São Sebastião
EUA vão exigir caução de até US$ 15 mil para alguns vistos
Medida faz parte de programa piloto
SJC: Akaer inaugura linha de produção de novo avião
Inauguração será no dia 12 de agosto
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.