Meon Taubaté

HMUT reduz fila por aparelho auditivo em 85%, em Taubaté

Idosos são a maioria dos atendidos

Escrito por Meon

24 JUL 2025 - 18H00

Divulgação/PMT

O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), registrou uma redução expressiva na fila de espera de pacientes que aguardam a entrega de aparelhos auditivos – benefício concedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas com deficiência auditiva.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp

Em agosto do ano passado, mais de mil pessoas esperavam pelo equipamento. Em julho de 2025, o número reduziu para 150 pacientes — uma diminuição de 85%, reflexo direto do fortalecimento da assistência e da reorganização interna promovida pela atual gestão hospitalar.

De acordo com a direção do HMUT, o resultado significa um avanço importante na qualidade do atendimento e na inclusão auditiva da população de Taubaté e região, especialmente para os idosos, que representam a maioria dos casos atendidos devido às perdas auditivas ao longo do tempo.

Apesar da grande incidência em idosos, o HMUT também reforça a importância da triagem auditiva precoce em crianças, especialmente durante o período de desenvolvimento físico, cognitivo e social – fase escolar –, para garantir que recebam o acompanhamento e os recursos necessários, quando indicado.

Para a Dra. Letícia Bellotto Turim, advogada especializada no terceiro setor e presidente do Grupo Chavantes, organização que administra o HMUT, a redução na fila significa mais do que números. “É a inclusão e o resgate da autonomia para centenas de pessoas que agora têm a oportunidade de ouvir melhor e se reintegrar plenamente às atividades do dia a dia”, afirma.

Critérios para acesso ao aparelho auditivo

O primeiro passo é passar por uma avaliação realizada pelo otorrinolaringologista do município de origem. Depois, ao comparecer no atendimento agendado no HMUT – via regulação do município de origem pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp) -, é necessário apresentar exame de audiometria, documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão nacional do SUS.

O paciente passa por atendimento com fonoaudiólogo, psicólogo e, quando necessário, com o otorrinolaringologista do hospital. Se for elegível para o programa, é gerada a documentação e o paciente é inserido na fila de espera para recebimento do aparelho auditivo.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Taubaté

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.