A manhã desta sexta-feira, (25), foi de celebração para 63 integrantes que concluíram o curso de formação para Auxiliar de Guarda-Vidas Temporário (AGVT). A formatura dos aprovados aconteceu na sede da OAB e reuniu autoridades civis e militares, representantes do Executivo e do Legislativo, além de familiares e amigos dos formandos. Duas mulheres estão entre os concluintes.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
A partir da próxima segunda-feira, 28, os primeiros 50 GVTs já serão convocados. Ubatuba é a primeira cidade entre os 14 municípios do litoral paulista a adotar o modelo de contratação com duração de até 10 meses — um avanço em relação aos contratos anteriores de apenas três meses. O novo formato prevê um vínculo inicial de 150 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 150 dias, conforme a necessidade operacional.
Antes da formatura, os candidatos passaram por teste de aptidão física com corrida e natação, além de três semanas de treinamento teórico e prático, com carga horária diária de seis horas e dois estágios operacionais nos finais de semana.
Durante a cerimônia, o orador da turma, Gustavo Leão, comentou um pouco sobre a perspectiva dos participantes. “Durante essas três semanas de curso, enfrentamos muito mais do que técnicas, enfrentamos o nosso próprio limite. Ser guarda-vidas é estar pronto para entrar no mar quando todos correm dele, é ter a coragem no olhar e a calma no coração”, declarou.
O presidente da Câmara Municipal, Gady Gonzales, também falou durante a solenidade, relembrando sua experiência como GVT há cerca de 20 anos. “Eu sei a importância de você estar na areia da praia, ralando no sol, na chuva, no frio. Porque cada dia que você pensa que não vai ter um salvamento, é o dia em que você tem que entrar no mar para fazer o resgate”, afirmou.
Já vice-prefeito, Custódio Barreto, também comentou um pouco sobre a importância da formação dentro da carreira militar, compartilhando episódios pessoais e destacando que se trata de um investimento necessário para o município. “É um investimento caro, senhores, mas um investimento que traz um dividendo eterno. A prefeitura está investindo porque sabe o quão precioso é o trabalho dos senhores”, disse.
A prefeita Flávia Pascoal celebrou o avanço no tempo de contratação e garantiu o constante investimento da gestão com a segurança nas praias. “Nós vamos chegar aos doze meses. Ubatuba não é mais só temporada de verão. É o ano inteiro. Recebemos pessoas do Brasil e do mundo, e temos o dever de cuidar — primeiro dos moradores, mas também dos turistas”, pontuou.
O Tenente-Coronel Valdizar Nascimento, do Grupamento de Bombeiros Marítimos, destacou o pioneirismo do município. “Esse modelo de contratação por 10 meses representa inúmeras coisas. São postos de trabalho abertos, mais segurança ao município, e isso será replicado em todo o litoral. A senhora, prefeita, é pioneira nesse formato em todo o litoral paulista”, finalizou.
IEL oferece mais de 1,4 mil vagas de estágio
São oportunidades em diversas áreas
Previsão do tempo neste sábado (26) em São José
Sol entre nuvens, sem previsão de chuva
São José recebe mais 40 ônibus para o transporte coletivo
Edital para veículos elétricos será publicado em agosto
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.