Mundo

Senadores dos EUA acusam Trump de abuso de poder por tarifa contra Brasil

Democratas enviam carta à Casa Branca

Escrito por Meon

25 JUL 2025 - 19H00

Reprodução

Senadores do Partido Democrata dos Estados Unidos enviaram, nesta quinta-feira (24), uma carta ao presidente Donald Trump criticando a imposição de tarifas de 50% sobre importações brasileiras. No documento, os parlamentares acusam o republicano de promover um “abuso de poder” ao tentar interferir nas relações comerciais entre os países em benefício do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A carta, assinada por 11 senadores da oposição, afirma que Trump estaria utilizando a força da economia americana para proteger um aliado político, colocando em risco empregos e empresas nos próprios Estados Unidos.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

“Interferir no sistema legal de uma nação soberana estabelece um precedente perigoso, provoca uma guerra comercial desnecessária e coloca cidadãos e empresas americanas em risco de retaliação”, diz o texto.

Segundo os parlamentares, o Brasil exporta mais de US$ 40 bilhões por ano para os EUA, sendo US$ 2 bilhões apenas em café. Eles afirmam que uma eventual retaliação brasileira poderia aumentar o custo de vida para as famílias e impactar cerca de 130 mil empregos americanos ligados ao comércio bilateral.

Outro ponto de alerta é a aproximação crescente do Brasil com a China. Os senadores temem que um conflito comercial entre os EUA e o Brasil possa afastar ainda mais o país da influência americana na região e fortalecer a presença chinesa na América Latina.

A crise diplomática se agravou nesta sexta-feira (25), quando uma comitiva de senadores brasileiros desembarcou nos EUA em busca de abrir diálogo direto com a Casa Branca. Segundo o jornalista Valdo Cruz, o ex-presidente Trump não autorizou a abertura formal de negociações com representantes do governo Lula.

Em meio à tensão, o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, demonstrou interesse em minerais críticos brasileiros e sugeriu que a suspensão do tarifaço seria uma alternativa “mais viável”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com firmeza e afirmou que o Brasil não abrirá mão de sua soberania sobre suas riquezas naturais:

“Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, declarou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.