Meon Taubaté

Trabalhadores de duas indústrias conquistam aumento na PLR

Veja quais são as empresas e os valores

Escrito por Meon

24 JUL 2025 - 15H21

Divulgação/Sindmetau

Trabalhadores de duas fábricas de Taubaté conquistaram aumento na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) neste mês de julho. Os acordos foram negociados pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) e aprovados em assembleia.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp

Na Zeentech, o reajuste na PLR será de 20%. O aumento foi conquistado após mobilização. A proposta inicial apresentada pela fábrica foi rejeitada em duas assembleias e os metalúrgicos chegaram a entrar em estado de greve na unidade.

Uma nova proposta só foi conquistada após o caso ser levado para mediação em audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Campinas. A aprovação do acordo ocorreu no dia 2 de julho.

“O reajuste é resultado da união dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o secretário-geral do Sindmetau, Aldrey Allan Candido, o Piu. Ele ressalta que o índice valoriza os metalúrgicos e metalúrgicas na empresa.

Atualmente com cerca de 350 trabalhadores, a Zeentech é uma empresa terceirizada que presta serviços para a montagem dos trens no complexo da Alstom em Taubaté.

Os metalúrgicos  da Usiminas também aprovaram o acordo do valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) 2025, com abono e a implementação do Vale Alimentação (VA), uma reivindicação de mais de 17 anos.

A proposta prevê um reajuste de 53,8% que será aplicado na primeira parcela da PLR, com pagamento ainda neste semestre. A segunda parcela, com metas, será efetuada no início de 2026. O VA substitui a cesta básica que a empresa fornecia aos trabalhadores e trabalhadoras.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI 

A aprovação do acordo na Usiminas ocorreu em assembleias nos dias 15 e 16 de julho. O coordenador do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Usiminas, Paulo Alves da Silva, o Paulinho, destacou o envolvimento dos metalúrgicos e metalúrgicas.

“Foi uma negociação difícil, mas com o apoio dos trabalhadores e trabalhadoras, conseguimos firmar a proposta. O respaldo de todos foi essencial para chegar ao acordo.”

A Usiminas conta com aproximadamente 310 trabalhadores na produção e no setor administrativo na fábrica de Taubaté. A empresa transforma bobinas de aço de vários tipos em blanks (chapa cortada por prensas, em aço plano), chapas, rolos, e chapas soldadas a laser, principalmente, para área automotiva.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Taubaté

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.