Meon Taubaté

Tribunal de Justiça atende população de rua em Taubaté

Atendimentos acontecem dias 26 e 27 de agosto

Escrito por Meon

25 AGO 2025 - 19H00

Divulgação

Um encontro voltado à cidadania vai movimentar Taubaté nesta semana. A Comarca da cidade participa, nos dias 26 e 27 de agosto, do Mutirão de Atendimento à População de Rua (Pop Rua Jud), iniciativa organizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). O evento será realizado na Avenida do Povo, das 10h às 15h, com a oferta de serviços gratuitos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A programação inclui emissão de certidões criminais, análise para extinção de penas de multa em casos de impossibilidade de pagamento e agendamento de comparecimento em juízo para sentenciados em regime aberto, livramento condicional ou suspensão condicional da pena. Também haverá emissão de documentos, cadastros em programas sociais, requerimento de benefícios e orientações jurídicas, incluindo atendimentos sobre direitos humanos, violência contra a mulher, imigrantes, população LGBTQIA+ e egressos do sistema prisional.

Na área da saúde, serão oferecidas testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites, vacinação, cortes de cabelo e distribuição de refeições. Haverá ainda atendimentos voltados a animais de estimação.

O mutirão reúne uma ampla rede de instituições, entre elas o Tribunal de Justiça de São Paulo, Defensoria Pública estadual e federal, Ministério Público, Governo de São Paulo, Prefeitura de Taubaté, Arpen, Procon, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Receita Federal, INSS, Caixa Econômica Federal e Ordem dos Advogados do Brasil.

Para participar, basta comparecer ao local, onde será feita uma triagem e o encaminhamento aos serviços. A ação integra a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, prevista pela Resolução nº 425/21 do Conselho Nacional de Justiça, que orienta a realização de mutirões para ampliar o acesso a direitos e fortalecer a cidadania dessa população.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Taubaté

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.